• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-11052023-102121
Documento
Autor
Nombre completo
Marina Grilli Lucas Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Rodrigues, Livia de Araujo Donnini (Presidente)
Puh, Milan
Severo, Cristine Gorski
Silva, Kleber Aparecido da
Uphoff, Dorthe
Título en portugués
Submissão, questionamento e subversão da colonialidade linguística nas práticas de ensino de alemão para o público brasileiro
Palabras clave en portugués
Decolonialidade
Educação linguística
Ensino de alemão como língua adicional
Práxis pedagógica
Sociologia das ausências
Resumen en portugués
Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar em que medida existe abertura para um posicionamento decolonial no ensino de alemão por parte de professores brasileiros. Trata-se de uma pesquisa em Linguística Aplicada enquanto ciência social, que conversa com os paradigmas da sociologia das ausências e das emergências (SOUSA SANTOS, 2007; 2019). Em uma oficina de cerca de duas horas de duração, professores brasileiros de alemão, já atuantes ou ainda em formação inicial, foram convidados a refletir sobre cinco situações desafiadoras do cotidiano da profissão. As situações envolveram a presença, na aula de alemão, de uma língua teuto-brasileira, do inglês, do espanhol e do próprio português brasileiro, além da falta de tempo para preparar as aulas adequadamente. Os participantes das quatro sessões da oficina responderam como agiriam em cada uma das situações propostas. Em seus discursos, foram mapeados os indícios de uma postura de submissão à colonialidade linguística, de questionamento e de subversão da lógica colonial. A metodologia selecionada para analisar os dados já transcritos foi a Análise Textual Discursiva (MORAES & GALIAZZI, 2007). Concluise que boa parte dos professores demonstra uma postura que ora se aproxima da submissão à colonialidade linguística, ora do questionamento dessa lógica, mas poucos parecem estar prontos para subvertê-la por completo em sua prática docente. Defende-se que a questão do acesso às línguas de prestígio pelos povos subalternizados ocupe um lugar de maior destaque nas discussões de políticas públicas para a superação das desigualdades, em favor de uma Educação Linguística voltada para a emancipação linguística do aprendiz brasileiro.
Título en inglés
Submission, questioning and subversion of linguistic coloniality in German teaching practices for the Brazilian public
Palabras clave en inglés
Decoloniality
Educational praxis
German as an additional language
Language education
Sociology of absences
Resumen en inglés
The main goal of this research was to investigate the extent to which Brazilian teachers are open to a decolonial attitude when teaching German. It is a research in Applied Linguistics as a social science, which converses with the paradigms of the sociology of absences and emergencies (SOUSA SANTOS, 2007; 2019). In a workshop that lasted around two hours, Brazilians who are already working as German teachers or still in initial training were invited to reflect on five challenging situations. The situations involved the presence of a German-Brazilian language, English, Spanish and Brazilian Portuguese in the German class, in addition to the lack of time to prepare classes properly. Participants in the four workshop sessions answered how they would act in each of the proposed situations. Signals of submission to language coloniality, as well as the tendency to question or completely subvert the colonial logic, were mapped in their discourse. The methodology preferred to analyze the transcribed data was Textual Discursive Analysis (MORAES & GALIAZZI, 2007). It is concluded that part of the teachers demonstrate submission to language coloniality or the tendency to question it, but few seem to be ready to completely subvert coloniality in their teaching practice. It is argued that the access to prestige languages by subaltern peoples should take a more prominent place in the debate regarding public policies for overcoming inequalities, in favor of a Language Education focused on the emancipation of the Brazilian learner.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-05-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.