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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2020.tde-09122019-170552
Documento
Autor
Nome completo
Rita de Cássia Almeida Braga
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Siqueira, Idmea Semeghini Prospero Machado de (Presidente)
Macedo, Lino de
Polido, Nagila Euclides da Silva
Título em português
Museu da Língua Portuguesa: fases e indícios de singularidades nas atividades do Núcleo Educativo
Palavras-chave em português
Atividades linguísticas e epilinguísticas
Educação não escolar
Língua portuguesa
Metacognição
Museu
Resumo em português
Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo e exploratório, com coleta de dados por meio de documentos digitais institucionais, entrevistas semiestruturadas e questionários. O objetivo principal é descrever de modo contextualizado trabalho do Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa (NE-MLP), caracterizando suas diferentes fases com base em atividades realizadas entre 2006 e 2015. Entre nossos objetivos, estão a reflexão sobre as características das atividades voltadas à língua portuguesa e a busca de eventuais indícios de singularidades em atividades linguísticas e epilinguísticas realizadas pela equipe multidisciplinar do Núcleo. O museu em questão é um ambiente que difere tanto da escola quanto de outros museus pois esse foi o primeiro museu do mundo a propor uma expografia interativa para a apresentação de uma língua, valorizando os imbricamentos entre aspectos verbais e não verbais. Como um incêndio destruiu o prédio e interrompeu as atividades em dezembro de 2015, foram analisados documentos institucionais e entrevistas de funcionários que testemunharam a consolidação de algumas práticas (visitas, dinâmicas dentro e fora do museu, publicações, oficinas e cursos). A questão central da pesquisa é: quais as características das atividades do Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa, em diferentes fases, até a data do incêndio? Para respondê-la, foram observados, considerados e analisados saberes construídos coletivamente na singularidade daquele espaço público. Neste momento de comoção nacional, em que a museologia enfrenta tantas perdas (e se planeja a reabertura do MLP), espera-se contribuir com uma possibilidade de reflexão sobre as atividades educativas nos primeiros dez anos. Entre os resultados, destacamos a confirmação de nossa hipótese inicial de que houve uma transformação gradativa das atividades, pois elas começaram com uma ancoragem explícita em itens do acervo e deles se foram afastando. Percebeuse ainda a extrapolação dos muros do museu e, pouco antes do incêndio, o redirecionamento de foco: do acervo para os discursos das pessoas. Entre eventuais indícios de singularidades das atividades, destacamos a ênfase nas atividades epilinguísticas e nos processos metacognitivos subjacentes, pois a maior parte das ações eram voltadas para o reconhecimento e valorização da intuição linguística e dos saberes dos participantes.
Título em inglês
Portuguese Language Museum: phases and indications of singularities in the activities of the Educational Center
Palavras-chave em inglês
Epilinguistic activities
Metacognition
Museum
Non-school education
Portuguese language
Resumo em inglês
This is a descriptive and exploratory qualitative research, where data was gathered through digital institutional documents, semi-structured interviews, and questionnaires. The main objective is to describe in a contextualized way the work of the Educational Nucleus at the Museum of the Portuguese Language (NE-MLP), by identifying its different phases, based on activities carried out between 2006 and 2015. Other objectives are: reflecting on the characteristics of the activities centered upon Portuguese language, and searching for possible evidence of particularities in linguistic and epilinguistic activities carried out by the Museum multidisciplinary team. The Museum of the Portuguese Language offers a different environment from the school and other museums it was the first museum in the world to introduce an interactive expography to present a language, valuing the overlap between verbal and nonverbal aspects. In December 2015, a fire destroyed the building and, consequently, its activities were interrupted; nonetheless, we managed to analyze institutional documents and interviews with those who witnessed some practice consolidation (visits, dynamics inside and outside the museum, publications, workshops, and courses). The central research question is: what are the characteristics of the activities of the Educational Nucleus at the Museum of the Portuguese Language, in different phases, up to the date of the fire? In order to answer that question, we have observed, considered, and analyzed the knowledge built collectively in that unique public space. In this moment of national sorrow, in which museology faces so many losses (and the re-opening of the MLP is planned), we hope to contribute to a possible reflection about the Museum educational activities in the first ten years. Among the results, our initial hypothesis was confirmed: there was a transformation in the nature of activities: in the beginning, they had an explicit focus on the collection items, and then, gradually departed from them. It was also possible to observe the activities going beyond the walls of the museum and, before the fire, the redirection of focus: from the collection to peoples speeches. Among possible evidence of peculiarities of activities, we emphasize the metacognitive processes, since most of the actions were directed towards the recognition and appreciation of the participants linguistic intuition and knowledge.
 
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Data de Publicação
2020-01-24
 
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