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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2022.tde-08062022-081801
Document
Auteur
Nom complet
Douglas da Silveira Pereira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Araújo, Ulisses Ferreira de (Président)
Damásio, Bruno Figueiredo
Giacomoni, Claudia Hofheinz
Pinazza, Monica Appezzato
Vazquez, Ana Claudia Souza
Titre en portugais
Felicidade docente, existe? Uma investigação sobre as definições de felicidade para profissionais da educação
Mots-clés en portugais
Bem-estar
Felicidade
Professores
Resumé en portugais
O presente estudo teve por objetivo identificar de que forma os profissionais da educação básica definem felicidade. Para isso, os termos felicidade e bem-estar foram contextualizados no Ocidente, com a elucidação de suas origens, principais pensadores e conceituação no curso da História. Em seguida, ambos os termos foram localizados no campo da Psicologia, considerando a felicidade um elemento que compõe o bem-estar. Também foram abordadas a expansão do movimento da psicologia positiva e a necessidade de uma metodologia mista de investigação. Apesar do crescimento do tema, poucas são as investigações que contemplam profissionais da Educação. Nesse sentido, foi utilizada uma amostra composta por 504 profissionais da educação básica do Estado de São Paulo, entre 20 e 65 anos. Os participantes responderam ao Inventário de Felicidade Eudaimônica e Hedônica (Eudaimonic and Hedonic Happiness Inventory EHHI), um instrumento misto de coleta de dados. Nas informações qualitativas, foram exploradas definições pessoais sobre felicidade descritas livremente, e nas informações quantitativas, uma escala do nível de felicidade associado a 11 dimensões da vida. As respostas abertas foram codificadas de acordo com os critérios dos idealizadores do instrumento, bem como a análise dos dados. Os resultados apresentaram grande variedade de respostas, agrupadas em definições psicológicas, que associaram felicidade principalmente a um estado de harmonia, e definições contextuais, que associaram felicidade a estar com a família e desfrutar de relacionamentos interpessoais. Os dados quantitativos mostraram Família e Saúde como os domínios mais relevantes. Por fim, os resultados indicaram a associação majoritária de felicidade com viver bem consigo e com os relacionamentos construídos.
Titre en anglais
Does happiness exist in teacher? An investigation about happiness definitions of education professionals
Mots-clés en anglais
Happiness
Teachers
Well-being
Resumé en anglais
The present study aimed to identify how education professionals define happiness. For this, terms happiness and well-being were contextualized in the West, with their origins elucidated, leading thinkers and conceptualization in the course of History. Then, both terms were located in the Psychology field, considering happiness an element that makes up well-being. The expansion of the positive psychology movement and the need for a mixed research methodology was also addressed. Despite the growth of the theme, few investigations include education professionals. In this sense, was used a sample composed of 504 professionals from the education field in the State of São Paulo, between 20 and 65 years old. Participants responded to the Eudaimonic and Hedonic Happiness Inventory (EHHI), a mixed data collection instrument. In qualitative information, freely described personal definitions of happiness were explored, and in quantitative information, a scale of the level of happiness associated with 11 dimensions of life. Open answers were coded according to the criteria of the instrument creators and data analysis. The results showed various responses, grouped into psychological definitions, which mostly associated happiness with a state of harmony, and contextual definitions, which associated happiness with being with the family and enjoying interpersonal relationships. Quantitative data showed Family and Health as the most relevant domains. Finally, the results indicated a majority association of happiness with living well with oneself and relationships built.
 
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Date de Publication
2022-06-08
 
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