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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2024.tde-08052024-143736
Documento
Autor
Nome completo
Maira Moreira Mesquita
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Santos, Sandoval Nonato Gomes (Presidente)
Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza
Nascimento, Iracema Santos do
Neves, Cynthia Agra de Brito
Silva, Sandro Luis da
Título em português
Pedagogia do Slam: os letramentos sociais disputam a escola - uma experiência na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Palavras-chave em português
Didatização
Escola de Aplicação
Linguagem e Educação
Slam
Resumo em português
O Slam batalha de poesia falada nascida no circuito extraescolar como proposta de popularização da poesia trabalha a literatura em interface com a performance e as artes visuais e possibilita o desenvolvimento de subjetividades e o reconhecimento de identidades, na medida em que tematiza as mais variadas facetas do cotidiano e da vida das pessoas que o realizam. Tendo em vista esses dados de contextualização geral, a questão que move esta pesquisa é a seguinte: o que acontece quando o Slam entra na escola e é didatizado? Com base nessa questão, esta Tese, PEDAGOGIA DO SLAM: os letramentos sociais disputam escola uma experiência na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, objetiva compreender o processo de inserção de um grupo de estudantes em um conjunto de práticas de recepção e produção do Slam na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (EA-FEUSP). Articulada a esse objetivo, a hipótese é de que a didatização do Slam pode tencionar a compartimentalização dos saberes escolares, tanto no que diz respeito à natureza do conhecimento, quanto aos modos de construção da relação entre ensino e aprendizagem. Complementarmente, outra hipótese é de que a emergência do Slam em uma prática social situada auxilia a discussão sobre questões caras à relação entre linguagem e educação, especialmente o problema da identidade dos sujeitos que integram o campo escolar. Assim formulados, esse objetivo, essa questão e essas hipóteses de pesquisa vão ao encontro de discussões desenvolvidas na pesquisa acadêmica brasileira sobre as relações entre linguagem e educação. Para empreender a discussão proposta, com base no objetivo, na questão e nas hipóteses mencionadas, a Tese encontra-se organizada em quatro capítulos. No Capítulo 1, contextualiza-se globalmente o Slam em dois domínios ou campos institucionais o campo do ativismo social e o campo do discurso oficial. No Capítulo 2, expõem-se quatro conjuntos de referenciais ou aportes teóricos que auxiliam a compreensão dos modos de constituição do Slam como prática social de uso da linguagem. Tais referenciais integram três tradições disciplinares do campo da pesquisa acadêmica em sua agenda brasileira: i) o campo da teoria e crítica literária e do ensino de literatura ii) o campo dos estudos em linguística aplicada, especialmente aqueles voltados para o problema dos letramentos e iii) o campo dos estudos em linguística textual, especialmente aqueles voltados para os processos de processamento textual. No Capítulo 3, abordam-se os componentes metodológicos da pesquisa (contexto, participantes, ações implementadas) e define o corpus do estudo. No Capítulo 4, apresenta-se a análise do corpus da pesquisa que comporta três conjuntos de produções dos alunos: poemas escritos; fanzine produzida com base parcialmente nos poemas escritos; e, por fim, recitação dos poemas. Na Conclusão, reconstitui-se o percurso de investigação percorrido e indicam-se algumas implicações do estudo para a pesquisa sobre as relações entre linguagem e educação.
Título em inglês
Slam's pedagogy: the social literacy dispute the school - an experience in Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Palavras-chave em inglês
Didacticization
Language and Education
School of Application
Slam
Resumo em inglês
Slam is a spoken word poetry battle, born on the out-of-school circuit as a proposal to popularize poetry. It works with literature at the interface of performance and the visual arts and enables the development of subjectivities and the recognition of identities, insofar as it addresses the most varied facets of everyday life and the lives of the people who perform it. With this general context in mind, the question that drives this research is the following: what happens when Slam enters schools and is taught? Based on this question, this Thesis, SLAM'S PEDAGOGY: The Social Literacy Dispute the School - An Experience in Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, aims to understand the process of insertion of a group of students into a set of practices of reception and production of Slam at the Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (EA-FEUSP). Linked to this objective, the hypothesis is that the didacticization of Slam can tend to compartmentalize school knowledge, both in terms of the nature of knowledge and the ways in which the relationship between teaching and learning is constructed. In addition, another hypothesis is that the emergence of Slam as a situated social practice helps to discuss issues that are dear to the relationship between language and education, especially the problem of the identity of the subjects that make up the school field. Thus formulated, this objective, this question and these research hypotheses are in line with discussions developed in Brazilian academic research on the relationship between language and education. In order to undertake the proposed discussion, based on the objective, the question and the hypotheses mentioned, the Thesis is organized into four chapters. In Chapter 1, Slam is contextualized globally in two institutional domains or fields - the field of social activism and the field of official discourse. Chapter 2 presents four sets of references or theoretical contributions that help us understand the ways in which Slam is constituted as a social practice of language use. These references integrate three disciplinary traditions in the field of academic research in Brazil: i) the field of literary theory and criticism and literature teaching ii) the field of applied linguistics studies, especially those focused on the problem of literacy and iii) the field of textual linguistics studies, especially those focused on textual processing processes. Chapter 3 discusses the methodological components of the research (context, participants, actions implemented) and defines the corpus of the study. Chapter 4 presents the analysis of the research corpus, which comprises three sets of student productions: written poems; a fanzine produced partly based on the written poems; and, finally, a recitation of the poems. In the Conclusion, we retrace the course of the investigation and point out some of the implications of the study for research into the relationship between language and education.
 
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Data de Publicação
2024-05-22
 
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