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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2024.tde-08052024-143126
Documento
Autor
Nome completo
Leticia Rocha de Abreu Sodré Carvalho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Kishimoto, Tizuko Morchida (Presidente)
Ferreira, Fernando Ilídio da Silva
Fochi, Paulo Sergio
Pinazza, Monica Appezzato
Placco, Vera Maria Nigro de Souza
Título em português
Intencionalidade, planejamento e gestão da formação continuada de professores em serviço: caminhos e obstáculos para uma experiência significativa
Palavras-chave em português
Educação Básica
Experiência educativa
Formação Continuada
Participação democrática
Teoria fundamentada
Resumo em português
Esta tese investigou os caminhos e obstáculos para realizar a Formação Continuada de Professores em Serviço (FCPS) de modo significativo para professores e coordenadores pedagógicos, tendo como intuito apoiar a comunidade escolar na formulação e gestão dessa iniciativa dentro da escola. Para isso, realizamos um estudo de caso com observação participante ao longo de 2021 e 2022 em escola privada de Educação Básica na cidade de São Paulo. Os dados empíricos analisados advêm de entrevistas feitas em dois momentos distintos, com intervalo de um ano, com 11 professores polivalentes e especialistas e 5 coordenadores pedagógicos, atuantes nas etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais na escola pesquisada. Utilizamos como referência de práticas significativas para a FCPS os cinco aspectos apresentados na revisão de Moriconi (2017): foco no conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK); duração prolongada; métodos ativos de aprendizagem; participação coletiva; e coerência. A geração e análise dos dados foi feita a partir da perspectiva construtivista da Teoria Fundamentada em Dados - TFD (Charmaz, 2009), com uso do software NVivo. A sustentação teórica se deu nos conceitos de Homologia de Processos (FERRY, 1997); Experiência Educativa (DEWEY, 1979a; 1979b; 2023); Participação Democrática (DEWEY, 1979b); Profissionalismo docente (IMBERNÓN, 2000; NÓVOA, 2017); Aplicacionismo (FORMOSINHO, 2016; IMBERNÓN, 2000) e Performatividade (BALL, 2005). O estudo partiu de uma lógica aplicacionista, pressupondo que o desenvolvimento profissional docente seria mais significativo caso a FCPS aplicasse estratégias formativas tidas como eficazes pela literatura científica. Porém, no decorrer da investigação compreendemos que cabe à FCPS apoiar os professores em seus processos de investigação sobre a própria prática, oferecendo as condições propícias para isso em termos de tempo, espaço, informação, interlocução com os pares e com a teoria educacional. Para que isso seja possível, a escola há de afirmar e confiar nessa intencionalidade, tendo em vista tanto o que ela é, sob influência da cultura da performatividade, quando o que deseja ser, em prol da sociedade que intenta construir. Em seguida, planejar-se, antecipando aquilo que será necessário para alcançar seu objetivo, e gerir a FCPS contando com práticas consistentes de participação democrática e colaboração, de forma a manter a proposta viva e coerente por meio da sua própria transformação.
Título em inglês
Intentionality, planning, and management of continuous school based teacher education: paths and obstacles for a meaningful experience
Palavras-chave em inglês
Basic Education
Continuous Teacher Education
Democracy
Educational experience
Grounded Theory
Resumo em inglês
This thesis investigated the paths and obstacles to conducting Continuous School based Teacher Education (CSBTE) in a meaningful way for teachers and educational coordinators, aiming to support the school community in formulating and managing this initiative within the school. To achieve this, a case study with participant observation was conducted throughout 2021 and 2022 in a private Basic Education school in São Paulo. Empirical data were analyzed from interviews conducted at two different times, with a oneyear interval, involving 11 generalist and specialist teachers and 5 educational coordinators working in Early Childhood Education and Elementary School (Initial and Final Years) at the researched school. The reference for meaningful CSBTE practices was Moriconi's (2017) five aspects: focus on pedagogical content knowledge (PCK), extended duration, active learning methods, collective participation, and coherence. Data generation and analysis were conducted using Grounded Theory (GT) with support from NVivo software. The theoretical framework relied on concepts such as Homology of Processes (FERRY, 1997), Educational Experience (DEWEY, 1979a; 1979b; 2023), Democratic Participation (DEWEY, 1979b), Teacher Professionalism (IMBERNÓN, 2000; NÓVOA, 2017), Applicationism (FORMOSINHO, 2016; IMBERNÓN, 2000), and Performativity (BALL, 2005). The study initially adopted an applicationist logic, assuming that teacher professional development would be more meaningful if CSBTE applied strategies were proven effective in scientific literature. However, during the investigation, it was understood that CSBTE should support teachers in their processes of investigating their own practice by providing conducive conditions in terms of time, space, information, peer interaction, and engagement with educational theory. For this to be possible, the school must affirm and trust this intentionality, considering its current influence under the performativity culture and its desired future in building a better society. Subsequently, planning is required, anticipating what will be necessary to achieve its goal, and managing CSBTE with consistent practices of democratic participation and collaboration to keep the proposal alive and coherent through its own transformation.
 
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Data de Publicação
2024-05-10
 
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