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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2024.tde-08052024-121055
Documento
Autor
Nome completo
Andreia Cristina Marin
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Pietri, Emerson de (Presidente)
Bezerra, Maria Helena Bertolini
Nascimento, Silvana Schwab do
Rodrigues, Livia de Araujo Donnini
Vóvio, Cláudia Lemos
Título em português
Disputas pelos sentidos e tensões entre controle e autonomia na produção curricular docente: a construção dialógica do currículo pelos professores da rede municipal de São Paulo
Palavras-chave em português
Currículo
Decolonialidade
Educação
Ensino
Língua Portuguesa
Resumo em português
Esta tese de doutorado analisa o trabalho dos professores de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de São Paulo, com foco na produção dos documentos curriculares Direitos de Aprendizagem, Língua Portuguesa, em Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria, realizada entre 2014 e 2016. O estudo se propõe a observar as múltiplas vozes que se manifestam no discurso dos professores sobre o processo de escrita curricular, ancorados nos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin, lançando luz sobre os fenômenos que constituem a comunicação discursiva em contextos de formação crítico-colaborativa. Ao analisar as diferentes perspectivas presentes nos enunciados dos professores, buscamos compreender como eles representam os elementos extraverbais que condicionam a construção do discurso, tais como o contexto social e cultural em que o documento curricular é produzido, como também as possibilidades de criação ou diminuição da expansão dialógica no processo de escrita e reescrita dos documentos curriculares, ou seja, processos de inclusão ou exclusão de diferentes vozes e perspectivas, considerando a influência dos discursos nas situações de negociação de significados. A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando questionários aplicados aos professores que participaram do processo de escrita do documento curricular. A pesquisa identificou que os professores adotam diferentes posicionamentos em relação ao processo de escrita curricular, variando de um extremo de adesão a outro de resistência. A compreensão das estratégias utilizadas pelos professores para negociar significados e construir consensos é fundamental para compreender como esses posicionamentos são formados e como eles podem afetar a qualidade e a implementação dos documentos curriculares. A análise das representações dos professores sobre os elementos extraverbais da constituição do enunciado, como o contexto social e cultural em que o documento curricular é produzido, também é importante para compreender esses posicionamentos. Além disso, a identificação das possibilidades de criação ou diminuição da expansão dialógica no processo de escrita e reescrita dos documentos curriculares pode contribuir para a compreensão de como esses posicionamentos são formados. Nossa tese é a de que esse processo de escrita curricular possibilita expandir a pluralidade de vozes em diálogo e, assim, tencionar as forças centrípetas que constituem os processos institucionais de produção do currículo.
Título em inglês
Disputes over meanings and tensions between control and autonomy in teaching curriculum production: the dialogical construction of the curriculum by teachers in the municipal network of São Paulo
Palavras-chave em inglês
Curriculum
decoloniality
Education
Portuguese Language
teaching
Resumo em inglês
This doctoral thesis examines the work of Portuguese Language teachers in the municipal education network of São Paulo, focusing on the production of the curricular documents Learning Rights, Portuguese Language, in Interdisciplinary Dialogues on the Path to Authorship, carried out between 2014 and 2016. The study aims to observe the multiple voices that manifest in the teachers discourse about the curriculum writing process, anchored in the theoretical assumptions of Mikhail Bakhtin, shedding light on the phenomena that constitute discursive communication in contexts of critical-collaborative training. By analyzing the different perspectives present in the teachers statements, we seek to understand how they represent the extra-verbal elements that condition the construction of discourse, such as the social and cultural context in which the curricular document is produced, as well as the possibilities of creation or reduction of dialogic expansion in the process of writing and rewriting curricular documents, that is, processes of inclusion or exclusion of different voices and perspectives, considering the influence of discourses in situations of negotiating meanings. The methodology adopted was qualitative, using questionnaires applied to teachers who participated in the curriculum writing process. The research identified that teachers adopt different positions regarding the curriculum writing process, ranging from one extreme of adherence to another of resistance. Understanding the strategies used by teachers to negotiate meanings and build consensus is essential to comprehend how these positions are formed and how they can affect the quality and implementation of curricular documents. The analysis of teachers representations regarding the extra-verbal elements in the constitution of statements, such as the social and cultural context in which the curricular document is produced, is also important for understanding these positions. Additionally, identifying the possibilities for expanding or reducing dialogic expansion in the process of writing and rewriting curricular documents can contribute to comprehending how these positions are formed. Our thesis is that this curricular writing process enables the expansion of a plurality of voices in dialogue, thus challenging the centripetal forces that shape institutional curriculum production.
 
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Data de Publicação
2024-05-09
 
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