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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2020.tde-07122020-125635
Document
Auteur
Nom complet
Mariana Carvalho Teixeira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Silva, Maria de Lourdes Ramos da (Président)
Silva Junior, Jonas Alves da
Souza, Marilene Proença Rebello de
Titre en portugais
Identidades docentes e homossexualidades: um estudo sobre a revelação da sexualidade e sua influência nos processos identitários docentes
Mots-clés en portugais
Docência
Educação básica
Homossexualidade
Identidade
Resumé en portugais
A presente pesquisa pretende examinar se, e como, a decisão de revelar ou ocultar a própria sexualidade no ambiente de trabalho influencia na construção da identidade profissional de professores e professoras homossexuais do ensino básico. A pesquisa consiste em um estudo qualitativo da construção da identidade docente de professores/as homossexuais do ensino básico a partir de entrevistas semiestruturadas com oito sujeitos, entre professores e professoras homossexuais ou bissexuais. Os sujeitos atuam na rede estadual de ensino de São Paulo, na capital, recrutados/as para participação na pesquisa a partir de um contato com o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). O tema da identidade é tratado a partir de discussões propostas por Melucci (2004), Hall (2002) e Santos (1999, 2006), entre outros, sobre a formação das noções modernas de sujeito e subjetividade, sua relação com a verdade e o conhecimento e as transformações sofridas por essas noções no período da pós-modernidade. A questão da profissão docente é tratada a partir da leitura de obras de autores como Nóvoa (2007, 2014), Flores (2014), Ferreira (1996) e Esteve (2014), assim como de outros nomes que discutem a construção social e histórica da profissão docente, suas particularidades e, como questão essencial à presente pesquisa, sua relação com o gênero e a sexualidade. O estudo da temática da sexualidade abordada o conceito de gênero como base de organização das normas da sexualidade e a construção do saber sobre a sexualidade e sua relação com a subjetividade e a verdade, principalmente com base em trabalhos de Foucault (1997, 2004, 2014, 2016), Connell (2015, 2016) e Butler (1993, 2000, 2016). São discutidos também a história dos movimentos LGBT de luta por direitos, o processo de inclusão da diversidade sexual nas políticas públicas educacionais, os atuais conflitos decorrentes disso, e a homofobia, principalmente nos espaços escolares e no ambiente de trabalho. Os resultados da categorização dos dados coletados foram organizados em três categorias de análise principais: 1) Profissão e particularidades; 2) Subjetividade e distinção; e 3) Identificações políticas e significação da experiência escolar. Entre os pontos analisados destacam-se na construção da identidade docente dos/as entrevistados/as uma forte valorização do profissionalismo para obtenção de reconhecimento pelos pares e demais agentes do âmbito escolar, realce das distinções pessoais de cada professor e professora quando relacionadas à sexualidade, identificações políticas e práticas comprometidas com a superação das desigualdades em todos os casos. Cabe, enfim, reforçar que as desigualdades perpassam todas as categorias analisadas e toda a construção da identidade dos sujeitos em questão.
Titre en anglais
Teachers' identities and homosexualities: a study on sexuality disclosure and its influence on the construction of teachers' identities
Mots-clés en anglais
Basic education
Homosexuality
Identity
Teaching
Resumé en anglais
This research aims to investigate if and how the decision to reveal or hide ones sexuality in the workplace influences the construction of the professional identity of homosexual teachers in basic education. The research methodology is based on a qualitative study of identity construction of homosexual teachers in basic education withdraw from semi-structured interviews conducted with eight people, women and men, homosexuals and bisexuals. The interviewees work in the state school system in São Paulo, Brazil, and were recruited through the São Paulo State Official Education Teachers Union (Apeoesp). To talk about identity this paper makes use of the discussions proposed by Melucci (2004), Hall (2002), and Santos (1999, 2006), among others, about the development of the modern concept of subject and subjectivity, the relation between truth and knowledge, and the transformation of those concepts in postmodernity. To discuss teaching as a profession we rely on authors such as Nóvoa (2007, 2014), Flores (2014), Ferreira (1996), and Esteve (2014), as well as other authors that discuss the social and historical construction of the teaching profession, its particularities, and what matters the most to this work, its relation with gender and sexuality. Our study on sexuality approaches the concept of gender as the organization base of sex norms, as well as the construction of knowledge about sexuality and its relation with subjectivity and truth based mainly on Foucault (1997, 2004, 2014, 2016), Connell (2015, 2016), and Butler (1993, 2000, 2016). We also discuss the fight for rights of the LGBT movements, the process of inclusion of sexual diversity in States policies on education and its consequent conflict, and LGBT discrimination in schools and workplace. The results of the collected data categorization were organized into three main analysis categories: 1) Profession and particularities; 2) Subjectivity and distinction; and 3) Political identifications and school experience signification. Considering the analyzed categories, three points of the interviewees teacher identity construction stand out: a strong appreciation for professionalism in order to feel acknowledged by their peers and other school agents; enhancement of each teacher personal distinctions when related to sexuality; political identifications and practices which are committed to overcoming inequality. Finally, it is worth emphasizing that the inequalities permeate all the categories analyzed and the entire construction of the interviewees' identity.
 
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Date de Publication
2020-12-11
 
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