• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-07022024-120351
Documento
Autor
Nombre completo
Sushila Vieira Claro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Siqueira, Idmea Semeghini Prospero Machado de (Presidente)
Antunes, Luiz Guilherme de Carvalho
Bastos Filho, Heliodoro Teixeira
Batista, Leandro Leonardo
Serrão, Celia Regina Batista
Título en portugués
Essa letra eu sei!: estudos da influência da estética tipográfica presente nas paisagens tipográficas urbanas no processo de letramento emergente
Palabras clave en portugués
Alfabetização
Comunicação
Design
Educação Infantil
Letramento emergente lúdico
Resumen en portugués
A presente tese buscou, com bases nas áreas da Educação, Comunicação e Design, compreender como a interdisciplinaridade entre tais áreas do saber poderia ter como resultado um fazer pedagógico de excelência, além de proporcionar conhecimentos para a produção de atividades e objetos específi cos para a estimulação da aquisição da linguagem por crianças no período de 0-6 anos portanto, com foco específi co em letramento emergente lúdico. Inicialmente, fi zemos um percurso bibliográfi co, trazendo conceitos e refl exões de cada área em específi co e conforme o recorte de nossa proposta. Assim, esclarecemos quais apoios teóricos serviram para a defi nição dos requisitos do produto elaborado e utilizado em nossa pesquisa empírica. Após, materializamos o produto o qual nomeamos de Tipos Individualizados Personalizados em EVA (TIPEVA) e procedemos às testagens encontradas nas normativas para objetos de manipulação infantil. Dividimos o estudo de campo em dois momentos: individual, considerando a interação da criança com os TIPEVA no ambiente de sua residência; e coletivo, realizando atividades estimuladas com uma turma de treze alunos na Creche Central da USP. Para coleta de dados, utilizamos um caderno de campo preenchido pelos responsáveis (no individual) e avaliações diagnósticas (inicial e fi nal) com os sujeitos alocados na proposta coletiva. Os resultados e as análises apontaram tendências positivas no uso do material desenvolvido, bem como diversas possibilidades para a continuação do estudo, indicando os TIPEVA como ferramentas efetivas no processo de letramento emergente lúdico.
Título en inglés
I know this lett er!: studies on the infl uence of typographic aesthetics found in urban typographic landscapes in the process of emergent literacy
Palabras clave en inglés
Communication
Design
Early childhood education
Literacy
Playful emergent literacy
Resumen en inglés
Th is thesis aimed, based on the fi elds of Education, Communication, and Design, to understand how the interdisciplinary approach between these areas of knowledge could result in an excellent pedagogical practice, as well as provide insights for the creation of specifi c activities and objects to promote language acquisition in children aged 0-6 years therefore, with a specifi c focus on playful emergent literacy. Initially, we conducted a bibliographic review, presenting concepts and refl ections from each specifi c fi eld in accordance with the scope of our proposal. Th us, we clarifi ed which theoretical foundations contributed to defi ning the requirements of the product developed and used in our empirical research. Aft erward, we materialized the product which we named Custom Individualized Types in EVA (Tipos Individualizados Personalizados em EVA, in portuguese TIPEVA) and conducted tests in accordance with the regulations for objects intended for child manipulation. We defi ned the fi eld study in two phases: individual, considering the childrens interaction with TIPEVA in their home environment, and collective, by conducting stimulated activities with a group of thirteen students at the USP Central Daycare. For data collection, we used a fi eld notebook fi lled out by the guardians during the individual phase and diagnostic assessments (initial and fi nal) with the subjects involved in the collective proposal.Th e results and analyses indicated positive trends in the use of the developed material, as well as various possibilities for further study, suggesting that TIPEVA could be an eff ective tool in the playful emergent literacy process.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-02-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.