• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-07022024-120351
Documento
Autor
Nome completo
Sushila Vieira Claro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Siqueira, Idmea Semeghini Prospero Machado de (Presidente)
Antunes, Luiz Guilherme de Carvalho
Bastos Filho, Heliodoro Teixeira
Batista, Leandro Leonardo
Serrão, Celia Regina Batista
Título em português
Essa letra eu sei!: estudos da influência da estética tipográfica presente nas paisagens tipográficas urbanas no processo de letramento emergente
Palavras-chave em português
Alfabetização
Comunicação
Design
Educação Infantil
Letramento emergente lúdico
Resumo em português
A presente tese buscou, com bases nas áreas da Educação, Comunicação e Design, compreender como a interdisciplinaridade entre tais áreas do saber poderia ter como resultado um fazer pedagógico de excelência, além de proporcionar conhecimentos para a produção de atividades e objetos específi cos para a estimulação da aquisição da linguagem por crianças no período de 0-6 anos portanto, com foco específi co em letramento emergente lúdico. Inicialmente, fi zemos um percurso bibliográfi co, trazendo conceitos e refl exões de cada área em específi co e conforme o recorte de nossa proposta. Assim, esclarecemos quais apoios teóricos serviram para a defi nição dos requisitos do produto elaborado e utilizado em nossa pesquisa empírica. Após, materializamos o produto o qual nomeamos de Tipos Individualizados Personalizados em EVA (TIPEVA) e procedemos às testagens encontradas nas normativas para objetos de manipulação infantil. Dividimos o estudo de campo em dois momentos: individual, considerando a interação da criança com os TIPEVA no ambiente de sua residência; e coletivo, realizando atividades estimuladas com uma turma de treze alunos na Creche Central da USP. Para coleta de dados, utilizamos um caderno de campo preenchido pelos responsáveis (no individual) e avaliações diagnósticas (inicial e fi nal) com os sujeitos alocados na proposta coletiva. Os resultados e as análises apontaram tendências positivas no uso do material desenvolvido, bem como diversas possibilidades para a continuação do estudo, indicando os TIPEVA como ferramentas efetivas no processo de letramento emergente lúdico.
Título em inglês
I know this lett er!: studies on the infl uence of typographic aesthetics found in urban typographic landscapes in the process of emergent literacy
Palavras-chave em inglês
Communication
Design
Early childhood education
Literacy
Playful emergent literacy
Resumo em inglês
Th is thesis aimed, based on the fi elds of Education, Communication, and Design, to understand how the interdisciplinary approach between these areas of knowledge could result in an excellent pedagogical practice, as well as provide insights for the creation of specifi c activities and objects to promote language acquisition in children aged 0-6 years therefore, with a specifi c focus on playful emergent literacy. Initially, we conducted a bibliographic review, presenting concepts and refl ections from each specifi c fi eld in accordance with the scope of our proposal. Th us, we clarifi ed which theoretical foundations contributed to defi ning the requirements of the product developed and used in our empirical research. Aft erward, we materialized the product which we named Custom Individualized Types in EVA (Tipos Individualizados Personalizados em EVA, in portuguese TIPEVA) and conducted tests in accordance with the regulations for objects intended for child manipulation. We defi ned the fi eld study in two phases: individual, considering the childrens interaction with TIPEVA in their home environment, and collective, by conducting stimulated activities with a group of thirteen students at the USP Central Daycare. For data collection, we used a fi eld notebook fi lled out by the guardians during the individual phase and diagnostic assessments (initial and fi nal) with the subjects involved in the collective proposal.Th e results and analyses indicated positive trends in the use of the developed material, as well as various possibilities for further study, suggesting that TIPEVA could be an eff ective tool in the playful emergent literacy process.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-02-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.