• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2021.tde-06072021-155357
Documento
Autor
Nombre completo
Bruna de Souza Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Jovanovic, Vojislav Aleksandar (Presidente)
Chia, Ho Yeh
Veloso, Valdirene Filomena Zorzo
Título en portugués
A diversidade de culturas nos livros didáticos de espanhol: análise comparativa de obras aprovadas no PNLD 2017
Palabras clave en portugués
Diversidade cultural
Língua espanhola
Livros didáticos
PNLD
Resumen en portugués
Esta pesquisa de mestrado tem como título A diversidade cultural em livros didáticos de espanhol: análise comparativa de obras aprovadas no PNLD 2017. O objetivo prioritário deste estudo é compreender como as variadas culturas hispânicas estão integradas (ou não) em determinados manuais brasileiros, que possuem a finalidade de ensinar o Espanhol como Língua Estrangeira ELE , aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2017 e distribuídos nas escolas públicas. Os principais materiais de análise são as coleções Entre líneas (MESQUITA; MARTINS; SILVA, 2015), Cercanía (COUTO; COIMBRA; CHAVES, 2015) e Por el mundo en español (MORAES; VARGAS; PAIXAO; MARTINS, 2015), com destaque ao recorte das obras dedicadas ao Sexto Ano do Ensino Fundamental 1. Ademais, pretende-se discutir se a noção de diversidade cultural presente nesses materiais corresponde aos requisitos indicados no Edital e Guia do PNLD 2017 e apontar, no momento final do trabalho, sugestões de melhorias sobre como abordar as culturas nos livros didáticos de espanhol com espaços que atendam a interculturalidade com criticidade. A investigação se fundamenta nos princípios da pesquisa qualitativa, comparativa (GERHARDT; SILVEIRA, 2009) e viabiliza a descrição, análise e interpretação dos dados coletados nos citados materiais didáticos. O construto teórico tem como base prioritária a discussão dos conceitos de cultura e diversidade cultural propostos por Thompson (1995), Cuche (1999) e Bernard (2005). Utilizam-se os conceitos de Batista (2010) para o estabelecimento de categorias de análise. Partimos da hipótese de que alguns manuais contemporâneos apresentam dificuldades em viabilizar espaços para integrar a diversidade de culturas.
Título en inglés
The diversity of cultures in the textbooks of Spanish: comparative analysis of works approved in the PNLD 2017
Palabras clave en inglés
Cultural diversity
Didatic books
PNLD
Spanish language
Resumen en inglés
This master's research is entitled Cultural diversity in Spanish textbooks: comparative analysis of works approved in PNLD 2017. The main objective of this study is to understand how the various Hispanic cultures are integrated (or not) in certain Brazilian manuals, that have the purpose of teaching Spanish as a Foreign Language - ELE -, approved in the 2017 National Textbook and Material Program (PNLD) and distributed in public schools. The main materials for analysis are the collections Entre Líneas (MESQUITA; MARTINS; SILVA, 2015), Cercanía (COUTO; COIMBRA; CHAVES, 2015) and Por el mundo en español (MORAES; VARGAS; PAIXAO; MARTINS, 2015), highlighting the works dedicated to the Sixth Year of Elementary Education 1. Furthermore, it is intended to discuss whether the notion of cultural diversity present in these materials corresponds to the requirements indicated in the Notice and Guide to the PNLD 2017 and to point out, at the end of the work, suggestions for improvements on how to approach cultures in Spanish textbooks with spaces that meet interculturality with criticality. The investigation is based on the principles of qualitative, comparative research (GERHARDT; SILVEIRA, 2009) and enables the description, analysis and interpretation of the data collected in the mentioned teaching materials. The theoretical construct is based primarily on the discussion of the concepts of culture and cultural diversity proposed by Thompson (1995), Cuche (1999) and Bernard (2005). Batista's concepts (2010) are used to establish analysis categories. We start from the hypothesis that some contemporary manuals have difficulties in making spaces feasible to integrate the diversity of cultures.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-07-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.