• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2022.tde-05092022-140937
Documento
Autor
Nome completo
Carla da Silva Francisco
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Pietri, Emerson de (Presidente)
Oliveira, Fernando Rodrigues de
Pereira, Bárbara Cortella
Título em português
Os discursos sobre alfabetização em currículos oficiais do município de São Paulo
Palavras-chave em português
Alfabetização
Análise do discurso
Currículo
Resumo em português
A presente pesquisa tem por objetivo analisar os processos de constituição dos discursos sobre alfabetização nos currículos oficiais produzidos pela Rede Municipal de Educação de São Paulo (RMESP) no período compreendido entre 1981 e 1992, considerando, especificamente, os primeiros anos do Ensino Fundamental e as concepções teóricas e metodológicas que fundamentaram a produção dos referidos documentos. A seguinte questão norteadora orientou as discussões: quais concepções teóricas e metodológicas sobre linguagem e o ensino da língua escrita orientaram as proposições curriculares oficiais para a alfabetização no município de São Paulo no período histórico estabelecido para a análise? Para responder a essa questão, foram analisados os enunciados sobre a alfabetização nos referidos documentos curriculares, observando-se, em momentos históricos específicos, os contextos sociais, históricos e políticos de sua produção e os processos de concorrência entre concepções teórico-metodológicas que fundamentaram as proposições pedagógico-curriculares para o ensino da escrita em suas fases iniciais. A análise dos dados se fundamentou em conceitos da Análise do Discurso de linha francesa, mais especificamente em conceitos relativos à compreensão da semântica global dos discursos analisados. Os resultados evidenciam as partilhas, apropriações, recusas e denegações de uma proposição curricular a outra, conforme os processos de concorrência entre diferentes concepções teóricas e metodológicas sobre linguagem e alfabetização e em função das condições sociais, políticas e ideológicas de produção dos documentos curriculares analisados.
Título em inglês
Discourses on literacy in official curricula in the city of São Paulo
Palavras-chave em inglês
Curriculum
Literacy
Speech analysis
Resumo em inglês
The present research aims to analyze the processes of constitution of discourses on literacy in official curricula produced by the Municipal Education Network of São Paulo (RMESP) in the period between 1981 and 1992, specifically considering the first years of Elementary School and the theoretical and methodological concepts that supported the production of these documents. The following guiding question guided the discussions: what theoretical and methodological conceptions about language and the teaching of written language guided the official curricular propositions for literacy in the city of São Paulo in the historical period established for the analysis? To answer this question, the statements about literacy in the aforementioned curricular documents were analyzed, observing, in specific historical moments, the social, historical and political contexts of their production and the processes of competition between theoretical-methodological conceptions that founded the pedagogical-curricular propositions for teaching writing in its early stages. Data analysis was based on concepts of French Discourse Analysis, more specifically on concepts related to the understanding of the global semantics of the analyzed discourses. The results show the sharing, appropriation, refusal and denial of one curricular proposition to another, according to the processes of competition between different theoretical and methodological conceptions about language and literacy and according to the social, political and ideological conditions of production of the curricular documents analyzed.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-09-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.