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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-05032021-115421
Documento
Autor
Nome completo
Mariane Falco
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Kishimoto, Tizuko Morchida (Presidente)
Barbosa, Maria Carmen Silveira
Formosinho, Julia de Fátima Domingues Basto Oliveira
Mantoan, Maria Teresa Eglér
Pinazza, Monica Appezzato
Título em português
Por uma educação infantil mais inclusiva: a documentação pedagógica como abordagem para a educação de todas as crianças
Palavras-chave em português
Documentação Pedagógica
Educação Infantil
Educação para todos
Experiência
Mediação
Resumo em português
Tendo como base a experiência italiana com a educação infantil em Reggio Emilia, esta investigação traz a documentação pedagógica como objeto de estudo. A intenção é compreender como seus princípios e estratégias contribuem para a consolidação de práticas mais inclusivas na educação infantil, emergindo esse conceito como abordagem para a educação de todas as crianças. O método exploratório e de estudo de caso foram definidos como procedimentos complementares de pesquisa qualitativa (YIN, 2001; STAKE, 1995; BOGDAN; BIKLEN, 1994), visando atender às questões: De que modo a documentação pedagógica emerge na literatura como abordagem para a educação de todas as crianças? De que forma esta abordagem pode sustentar uma educação mais inclusiva nas realidades escolares? Para isso, foram estabelecidos dois recortes para o estudo: o enfoque na educação infantil e na educação especial na perspectiva inclusiva. De modo condizente à abordagem pedagógica em pauta, a análise recorre aos conceitos de experiência (DEWEY, 1948; 1959a) e mediação (VYGOTSKI, 1997) na sustentação das discussões propostas, nas quais transparecem preocupações com as seguintes categorias: (i) concepções e sua relação com a formação profissional; (ii) interlocuções entre a experiência docente e o papel da mediação; (iii) possibilidades de comunicação do trabalho escolar e seus efeitos para a transformação social. Ao situar-se num campo em que se constituem aproximações e ruídos entre direitos e diferenças, este estudo pretende lançar um olhar para a bibliografia sobre o tema, bem como para o contexto escolar na infância, na tentativa de exprimir os fatores condizentes a essa abordagem que contribuem para tornar visíveis as aprendizagens de todas as crianças, em suas múltiplas linguagens e diversas formas de interagir e brincar. Se há na documentação pedagógica interpretações, impressões implícitas e escolhas, que cada leitor se torne cada vez mais consciente de suas próprias intenções
Título em inglês
For a more inclusive preschool education: pedagogical documental as an approach to the education of all children
Palavras-chave em inglês
Child education
Education for all
Experience
Mediation
Pedagogical documentation
Resumo em inglês
Based on the Italian experience with children education in Reggio Emilia, this investigation focuses on the pedagogical documentation as its study object. The intention is to understand how its principles and strategies contribute to the consolidation of more inclusive practices in preschool education, since this concept emerges as an approach to the education of all children. The exploratory and the study case methods were defined as complementary procedures to the qualitative research (YIN, 2001; STAKE, 1995; BOGDAN; BIKLEN, 1994), aiming at answering the following questions: How does pedagogical documentation emerge in literature as an approach to the education of all children? How can this approach support more inclusive education considering the schools realities? To achieve this goal, two approaches were established to this study: preschool education and special education from the inclusive perspective. In consonance with the pedagogical outlook above mentioned, the analysis resorts to the concepts of experience (DEWEY, 1948; 1959a) and mediation (VYGOTSKI, 1997) to support the proposed discussions, in which the following concerns are made clear: (i) conceptions and their relation with their professional education; (ii) interlocutions between the teaching experience and the role of mediation; (iii) possibilities for the school work communication and its effects on social transformation. Placed in a field where approximation and disruption between rights and differences are constituted, this study intends to examine the bibliography on the theme, as well as the school context in infancy, with a view to expressing factors befitting this approach that can contribute to making the learning of all children visible in its multiple languages and diverse forms of interacting and playing. If there are interpretations, implicit impressions and choices in pedagogical documentation, every reader must become more aware of their own intentions
 
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MARIANE_FALCO_rev.pdf (4.93 Mbytes)
Data de Publicação
2021-03-08
 
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