• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2023.tde-04122023-114532
Document
Auteur
Nom complet
Janaína Vieira Eduardo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Sawaya, Sandra Maria (Président)
Kohatsu, Lineu Norió
Meira, Marisa Eugenia Melillo
Titre en portugais
Os discursos de alunos e professores do Ensino Fundamental II frente às dificuldades vividas no cotidiano escolar: a Psicologia na Educação, suas contribuições e contradições
Mots-clés en portugais
Cotidiano escolar
Dificuldades na aprendizagem
Discursos
Psicologia
Resumé en portugais
Esta pesquisa, apoiada nos estudos da psicologia escolar numa perspectiva crítica, assumiu o objetivo de fazer uma análise das dificuldades vividas na aprendizagem e na escolarização de alunos e professores do ensino fundamental II de uma escola pública de São Paulo, por meio de seus discursos sobre o cotidiano escolar. A aproximação dos relatos dos alunos se deu através de histórias de vida escolar e de grupos focais. A escuta dos relatos dos professores ocorreu por intermédio da minha participação em reuniões da Jornada Especial Integral de Formação (JEIF) e por meio de entrevistas semiestruturadas. O estudo também se apoiou em um levantamento bibliográfico de teses e dissertações da Biblioteca Digital da USP, que contou com a participação de alunos e professores em suas investigações. Além disso, a presente pesquisa apresentou os resultados de um trabalho de conclusão de curso em Psicologia que analisou os discursos de alunos do ensino fundamental II sobre o fracasso escolar. Os resultados da presente pesquisa revelaram que as dificuldades vividas pelos professores na escola refletiam os próprios impasses no planejamento, na avaliação e nas concepções de ensino e aprendizagem da escola, o que reforçou as inconsistências da reforma do ensino e seus prejuízos à formação dos educadores. As queixas escolares dos alunos, voltadas às relações interpessoais, apontaram para a necessidade da aproximação de seus professores para que pudessem aprender, o que divergeu das premissas pedagógicas de autonomização da aprendizagem do aluno através do ensino de habilidades e competências.
Titre en anglais
The discourses of students and teachers of Elementary School II regarding the difficulties experienced in everyday school life: Psychology in Education, its contributions and contradictions
Mots-clés en anglais
Discourses
Everyday school life
Learning difficulties
Psychology
Resumé en anglais
This research, based on studies of school psychology in a critical perspective, assumed the objective of analyzing the difficulties experienced in learning and schooling by students and teachers of elementary education II of a public school in São Paulo, through their discourses on the everyday school life. The approximation of the students' reports took place through school life stories and focus groups. Listening to the teachers' reports occurred through my participation in meetings of the Jornada Especial Integral de Formação (JEIF) and through semi-structured interviews. The study was also based on a bibliographic survey of theses and dissertations from the USP Digital Library, which had the participation of students and professors in their investigations. In addition, this research presented the results of a course conclusion work in Psychology that analyzed the discourses of students of elementary school II about school failure. The results of this research revealed that the difficulties experienced by teachers at school reflected their own impasses in planning, evaluation and teaching and learning conceptions at school, which reinforced the inconsistencies of teaching reform and its damage to educators' training. The students' school complaints, focused on interpersonal relationships, pointed to the need to approach their teachers so that they could learn, which diverged from the pedagogical premises of empowering student learning through the teaching of skills and competences.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-12-04
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.