Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2023.tde-03052023-114255
Documento
Autor
Nombre completo
Marco Aurelio Cardoso Moura
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Santos, Sandoval Nonato Gomes (Presidente)
Ribeiro, Maria Ines Batista Campos Noel
Silva, Sandro Luis da
Título en portugués
Concepções de língua e linguagem em manuais pedagógicos de formação docente:o manual Didática Especial do Português, de Leodegário Amarante de Azevedo Filho
Palabras clave en portugués
Ensino de Língua Portuguesa
Formação de Professores
Manual Pedagógico
Resumen en portugués
Nesta pesquisa descrevo e analiso 1 (um) Manual Pedagógico de Formação de Professores de Língua Portuguesa para o nível secundário, publicado em 1958 no Brasil. O manual pedagógico escolhido para análise foi: Didática Especial de Português para o Curso Secundário do professor Leodegário Amarantes do Azevedo Filho (1958). Essa escolha se justifica, pois, esse manual pedagógico é um objeto privilegiado para se observar as disputas ideológicas tanto no campo educacional quanto nos estudos da linguagem. Por meio dessa pesquisa, analiso as concepções de língua e linguagem que serviram de subsídio teórico-metodológico para a elaboração do manual e que orientou diretamente a formação dos professores de língua portuguesa no período estudado. Ademais, observei a sistematização e organização dos saberes escolares da disciplina de língua portuguesa presentes no manual. Analisei a materialidade textual do Manual Pedagógico, orientada pelos estudos dialógicos do discurso, a partir da obra de Mikhail Bakhtin e de seu Círculo. A partir dessa metodologia, estudei a produção científica em linguística aplicada, didática e história das disciplinas curriculares que ajudou na compreensão desse manual pedagógico em suas diferentes relações discursivas. A conclusão é de que esse manual pedagógico e, possivelmente, o ensino, foram mais impactados pelo paradigma filológico que predominou nos estudos linguísticos brasileiros até, aproximadamente, os anos 1960. Além disso, os saberes escolares de português, organizados e sistematizados no manual, têm forte influência da Escola Nova, tornando o ensino de português não apenas um reflexo dos conhecimentos filológicos, mas um saber produzido no interior da escola, diretamente relacionado com a cultura escolar e a função social da escola.
Título en inglés
Conceptions of language, even as a system of communication used by people living in a particular country or as the way that someone speaks or writes, in pedagogical manuals for teacher education: the manual Special Portuguese Didactics (in Portuguese), from Leodegário Amarante de Azevedo Filho
Palabras clave en inglés
Ensino de Língua Portuguesa
Formação de Professores
Manual Pedagógico
Resumen en inglés
Nesta pesquisa descrevo e analiso 1 (um) Manual Pedagógico de Formação de Professores de Língua Portuguesa para o nível secundário, publicado em 1958 no Brasil. O manual pedagógico escolhido para análise foi: Didática Especial de Português para o Curso Secundário do professor Leodegário Amarantes do Azevedo Filho (1958). Essa escolha se justifica, pois, esse manual pedagógico é um objeto privilegiado para se observar as disputas ideológicas tanto no campo educacional quanto nos estudos da linguagem. Por meio dessa pesquisa, analiso as concepções de língua e linguagem que serviram de subsídio teórico-metodológico para a elaboração do manual e que orientou diretamente a formação dos professores de língua portuguesa no período estudado. Ademais, observei a sistematização e organização dos saberes escolares da disciplina de língua portuguesa presentes no manual. Analisei a materialidade textual do Manual Pedagógico, orientada pelos estudos dialógicos do discurso, a partir da obra de Mikhail Bakhtin e de seu Círculo. A partir dessa metodologia, estudei a produção científica em linguística aplicada, didática e história das disciplinas curriculares que ajudou na compreensão desse manual pedagógico em suas diferentes relações discursivas. A conclusão é de que esse manual pedagógico e, possivelmente, o ensino, foram mais impactados pelo paradigma filológico que predominou nos estudos linguísticos brasileiros até, aproximadamente, os anos 1960. Além disso, os saberes escolares de português, organizados e sistematizados no manual, têm forte influência da Escola Nova, tornando o ensino de português não apenas um reflexo dos conhecimentos filológicos, mas um saber produzido no interior da escola, diretamente relacionado com a cultura escolar e a função social da escola.
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Fecha de Publicación
2023-05-03