• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2022.tde-01122022-101430
Documento
Autor
Nome completo
Rafaela Barbosa Americo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Siqueira, Idmea Semeghini Prospero Machado de (Presidente)
Bezerra, Gema Galgani Rodrigues
Carneiro, Maria Angela Barbato
Título em português
O brincar e o aprender a ler na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a infância em foco
Palavras-chave em português
Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental
Infância
Letramento emergente e alfabetização
O brincar
Oralidade e leitura
Resumo em português
Esta pesquisa tem por objetivo examinar e refletir sobre o trabalho pedagógico na passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I. Focalizará algumas questões dentro da temática da alfabetização, como: de que modo ocorre a transição entre a EI e o EF, entre o universo oral e o mundo letrado? Qual o papel do letramento emergente nos anos iniciais da educação básica? Como as práticas de leitura e escrita na EI contribuem para o ano de ingresso no EF? Quanto as narrativas, os jogos e as brincadeiras contribuem para a ampliação do repertório na infância e se mostram importantes durante a alfabetização? Para tanto, fez-se necessário conhecer, entender e sistematizar o processo de transição das crianças egressas da Creche Central da USP e como se dá o ingresso delas na Escola de Aplicação da FEUSP, refletindo sobre as práticas realizadas no início da educação básica, se há ou não uma ruptura das propostas que priorizam a infância. Discutiu-se as possibilidades de ampliar os horizontes em relação ao processo de alfabetização para que as novas estratégias possam constituir um material de reflexão a educadores e gestores. Realizou-se um levantamento sobre as concepções de língua e linguagem e suas implicações nas propostas pedagógicas, refletindo sobre os conceitos de oralidade e escrita. O trabalho revisitou os documentos oficiais e suas propostas, referentes ao brincar, analisando como o lúdico se faz presente no contexto atual. Apresentou, ainda, um panorama das observações realizadas durante a vivência junto às crianças na Educação Infantil e no primeiro ano do Ensino Fundamental, refletindo sobre a questão do letramento emergente e as contribuições da ludicidade nos processos envolvidos na aprendizagem da leitura e escrita no atual cenário escolar.
Título em inglês
Playing and learning to read in Early Childhood Education and in the early years of Elementary School: childhood in focus
Palavras-chave em inglês
Childhood
Early childhood education and early years of elementary school
Emerging Literacy and Literacy
Orality and reading
Playing
Resumo em inglês
This research aims to examine and reflect on the pedagogical work in the transition from Early Childhood Education to Elementary School I. It will focus on some questions within the literacy theme, such as: how does the transition between EI and EF occur, between the oral and the literate world? What is the role of emerging literacy in the early years of basic education? How do reading and writing practices in EI contribute to the year of entry into EF? How much do narratives, games and games contribute to the expansion of the repertoire in childhood and are they important during literacy? In order to do so, it was necessary to know, understand and systematize the transition process of children who graduated from the USP Creche Central and how to enter the FEUSP School of Application, reflecting on the practices carried out at the beginning of basic education, if there is or is not a rupture in the proposals that prioritize childhood. The possibilities of expanding the horizons in relation to the literacy process were discussed so that the new strategies can constitute a material for reflection for educators and managers. A survey was carried out on the concepts of language and language and their implications for pedagogical proposals, reflecting on the concepts of orality and writing. The work revisited the official documents and their proposals, referring to playing, analyzing how the ludic is present in the current context. It also presented an overview of the observations made during the experience with children in Early Childhood Education and in the first year of Elementary School, reflecting on the issue of emerging literacy and the contributions of playfulness in the processes involved in learning to read and write in the current scenario school.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-12-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.