• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2020.tde-01102020-110429
Document
Auteur
Nom complet
Larissa Gonçalves Forster
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Barzotto, Valdir Heitor (Président)
Almeida, Lucélia de Sousa
Nascimento, Aline Santos de Brito
Titre en portugais
Situações de leitura: contribuição aos estudos sobre formação de leitores
Mots-clés en portugais
Comportamento leitor
Corpo
Ensino fundamental
Formação de leitores
Leitura
Resumé en portugais
Este trabalho tem como objetivo analisar o comportamento de crianças leitoras em diferentes situações de leitura (SLs). As crianças colaboradoras são estudantes de uma escola municipal da cidade de São Paulo, cursam o 3o, o 4o e o 5o anos do ensino fundamental e foram observadas em diferentes SLs em diferentes espaços da escola, a saber: a sala de leitura, a sala de aula da professora polivalente, um corredor e a sala de artes. Partindo-se inicialmente de reflexões sobre práticas culturais e práticas de leitura à luz da fortuna crítica, chegou-se ao corpo dessas crianças leitoras e sua relação com os elementos da SL: o texto (literário ou não literário), o suporte do texto, o leitor, o propósito de leitura e o espaço onde a leitura ocorre. A reflexão sobre tais elementos nas SLs, especialmente no que se refere à definição de leitor de Britto (2015), possibilitou a formulação da seguinte pergunta norteadora: Em que medida os elementos de uma SL impactam na pluralidade de comportamentos leitores? Assim, o corpus desta pesquisa é constituído por diversos registros dessas SLs: fotografias, gravações em vídeo, registros em diário de campo e entrevistas. A análise dos registros tornou possível a verificação de que a alteração de um único elemento da SL pode gerar mudanças maiores ou menores no comportamento das crianças leitoras, principalmente no que diz respeito aos seus corpos.
Titre en anglais
Reading situations: contributions to the studies on readers' development
Mots-clés en anglais
Body
Primary school
Reader behavior
Readers development
Reading
Resumé en anglais
The goal of this dissertation is to analyze childrens reading behavior in various reading situations. The participants were children attending years 3, 4, and 5 of primary school in public school from São Paulo. They were observed during many different RSs in various school environments, namely: the reading room; their homeroom; a hallway; and the art classroom. Initially deriving from reflections on the cultural and reading practices presented on critical literature, the analyses focus on these childrens bodies and their connection to the following RS elements: the text (literary or non-literary), the text support, the reader, the reading purpose, and the environment where the reading occurs. Reflecting on these RS elements, especially considering Brittos (2015) definition of reader, enabled the formulation of the following research question: To what extent do the elements of a RS affect the diversity of reading behaviors? Thus, the research corpus comprises various recordings of these RSs: photographs, video recordings, field journal entries, and interviews. This record analysis leads to investigations on how altering a single element of the RS can cause major or minor changes in the childrens reading behavior, mainly in regards to their bodies.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2020-12-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.