• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2020.tde-01102020-110429
Documento
Autor
Nombre completo
Larissa Gonçalves Forster
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Barzotto, Valdir Heitor (Presidente)
Almeida, Lucélia de Sousa
Nascimento, Aline Santos de Brito
Título en portugués
Situações de leitura: contribuição aos estudos sobre formação de leitores
Palabras clave en portugués
Comportamento leitor
Corpo
Ensino fundamental
Formação de leitores
Leitura
Resumen en portugués
Este trabalho tem como objetivo analisar o comportamento de crianças leitoras em diferentes situações de leitura (SLs). As crianças colaboradoras são estudantes de uma escola municipal da cidade de São Paulo, cursam o 3o, o 4o e o 5o anos do ensino fundamental e foram observadas em diferentes SLs em diferentes espaços da escola, a saber: a sala de leitura, a sala de aula da professora polivalente, um corredor e a sala de artes. Partindo-se inicialmente de reflexões sobre práticas culturais e práticas de leitura à luz da fortuna crítica, chegou-se ao corpo dessas crianças leitoras e sua relação com os elementos da SL: o texto (literário ou não literário), o suporte do texto, o leitor, o propósito de leitura e o espaço onde a leitura ocorre. A reflexão sobre tais elementos nas SLs, especialmente no que se refere à definição de leitor de Britto (2015), possibilitou a formulação da seguinte pergunta norteadora: Em que medida os elementos de uma SL impactam na pluralidade de comportamentos leitores? Assim, o corpus desta pesquisa é constituído por diversos registros dessas SLs: fotografias, gravações em vídeo, registros em diário de campo e entrevistas. A análise dos registros tornou possível a verificação de que a alteração de um único elemento da SL pode gerar mudanças maiores ou menores no comportamento das crianças leitoras, principalmente no que diz respeito aos seus corpos.
Título en inglés
Reading situations: contributions to the studies on readers' development
Palabras clave en inglés
Body
Primary school
Reader behavior
Readers development
Reading
Resumen en inglés
The goal of this dissertation is to analyze childrens reading behavior in various reading situations. The participants were children attending years 3, 4, and 5 of primary school in public school from São Paulo. They were observed during many different RSs in various school environments, namely: the reading room; their homeroom; a hallway; and the art classroom. Initially deriving from reflections on the cultural and reading practices presented on critical literature, the analyses focus on these childrens bodies and their connection to the following RS elements: the text (literary or non-literary), the text support, the reader, the reading purpose, and the environment where the reading occurs. Reflecting on these RS elements, especially considering Brittos (2015) definition of reader, enabled the formulation of the following research question: To what extent do the elements of a RS affect the diversity of reading behaviors? Thus, the research corpus comprises various recordings of these RSs: photographs, video recordings, field journal entries, and interviews. This record analysis leads to investigations on how altering a single element of the RS can cause major or minor changes in the childrens reading behavior, mainly in regards to their bodies.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-12-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.