• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2023.tde-01062023-112116
Documento
Autor
Nome completo
Hannah Feitosa Teixeira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Sawaya, Sandra Maria (Presidente)
Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
Scarcelli, Ianni Regia
Título em português
Alfabetização e Psicologia: um estudo da proposta de reformulação curricular e das práticas de leitura e escrita no Programa Mais Educação São Paulo
Palavras-chave em português
Alfabetização
Formação de professor
PNAIC
Políticas públicas
Psicologia
Resumo em português
Esta pesquisa tem como objetivo compreender a proposta, para a construção do trabalho pedagógico, da política de reorganização curricular e reformulação das práticas de alfabetização preconizadas pelo Programa Mais Educação São Paulo, tendo como eixo de nossa análise a presença da psicologia em sua reorientação teórica e em sua maneira de pensar a educação, seus problemas e o trabalho pedagógico do professor. Entre os anos de 2013 e 2016, o programa municipal em questão assumiu os textos e documentos normativos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) como orientadores do trabalho de alfabetização na rede. Por isso, para compreender os conceitos, concepções, pressupostos e expectativas que se tinham em torno do trabalho do professor alfabetizador, e a presença da psicologia em suas definições, voltamo-nos aos caminhos próprios assumidos pelo PNAIC na rede. Nosso trabalho de investigação deu-se, primeiro, através da análise dos textos e documentos normativos assumidos pela política pública federal para fundamentar o trabalho pedagógico. Segundo, através da escuta de duas formadoras que estavam à frente da política pública, pois incumbidas da tarefa de implementá-la na rede através de espaços de discussão e formação previstos e pensados pela SME. Nossa análise desse material foi feita tendo como referência autores que se dedicaram a uma redefinição das contribuições da Psicologia à Educação (AZANHA, 2001; CARVALHO, 2001b; LOUREIRO, 1997; PATTO, 2015; 2019; entre outros), isto é, que nos chamam a problematizar a mera transposição feita, pela Pedagogia, de concepções e conceitos psicológicos restritos, já superados no âmbito de uma psicologia crítica, que resultam na descaracterização do contexto escolar. Como resultado, nosso trabalho de pesquisa apontou para as dimensões contraditórias da proposta de reorientação teórica e reformulação das práticas de leitura e escrita defendidas pelo Programa Mais Educação, às quais, fundamentadas em um psicologismo das práticas e no abstracionismo pedagógico, perdem de vista o sujeito em formação escolar, em sua complexidade e relações.
Título em inglês
Literacy and Psychology: a study of the curriculum reformulation proposal and reading and writing practices in the Mais Educação Program São Paulo
Palavras-chave em inglês
Literacy
PNAIC
Psychology
Public policies
Teacher training
Resumo em inglês
This research aims to understand the proposal, for the construction of the pedagogical work, of the policy of curricular reorganization and reformulation of the literacy practices advocated by the Mais Educação São Paulo Program, having as the axis of our analysis the presence of psychology in its theoretical and in his way of thinking about education, its problems and the teacher's pedagogical work. Between 2013 and 2016, the municipal program in question assumed the texts and normative documents of the National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC) as guides for the literacy work in the network. Therefore, in order to understand the concepts, conceptions, assumptions and expectations surrounding the work of the literacy teacher, and the presence of psychology in their definitions, we turn to the paths taken by the PNAIC in the network. Our investigation work took place, firstly, through the analysis of texts and normative documents assumed by the federal public policy to base the pedagogical work. Second, by listening to two trainers who were at the forefront of public policy, given the task of implementing it on the network through spaces for discussion and training provided and designed by the SME. Our analysis of this material was carried out with reference to authors who dedicated themselves to a redefinition of the contributions of Psychology to Education (AZANHA, 2001; CARVALHO, 2001b; LOUREIRO, 1997; PATTO, 2015; 2019; among others), that is, that call to problematize the mere transposition made by Pedagogy of restricted psychological conceptions and concepts, already overcome in the scope of a critical psychology, which result in the mischaracterization of the school context. As a result, our research work pointed to the contradictory dimensions of the proposed theoretical reorientation and reformulation of reading and writing practices advocated by the More Education Program, which, based on a psychologism of practices and pedagogical abstractionism, lose sight of the subject. in school education, in its complexity and relationships.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-06-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.