• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2020.tde-01022021-131234
Document
Auteur
Nom complet
Luisa Bottiglieri Moscalcoff
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Voltolini, Rinaldo (Président)
Bastos, Marise Bartolozzi
Fonseca, Paula Fontana
Titre en portugais
Autoridade no professor em tempos de fragilização simbólica
Mots-clés en portugais
Autoridade
Educação
Psicanálise
Representação simbólica
Resumé en portugais
O presente trabalho é movido pelo desejo de melhor compreender e dar forma ao mal-estar na educação, ajudando os educadores em sua prática. Ele parte da inquietação frente às adversidades vividas em sala de aula, descritas pelos professores através de narrativas de embates entre adultos e alunos, comumente protagonizados por crianças ditas sem limites. Tal expressão, compreendemos, indica a presença de uma especial dificuldade no encontro com a falta, sendo esse um ponto importante para a investigação. Supomos tratar-se de algo que se dá no encontro e que se deve ao fato de que a autoridade no adulto tem papel central no que se refere a ordenação da falta por parte da criança. No entanto, sabemos, tal posição está em crise. Diante disso, tomou forma a pergunta que norteia essa pesquisa: as adversidades experimentadas em sala de aula podem ser desdobramento das dificuldades do adulto de se valer da autoridade, diante da circulação na cultura de ideias que a fragilizam? Na busca por respostas, tendo como referência a teoria psicanalítica, foi feita uma pesquisa teórica. Como complemento, foram realizadas entrevistas com cinco professoras, das quais extraímos trechos que ilustram e ratificam nossa hipótese. Esse caminho, iniciamos refletindo a respeito do adulto que educa, compreendendo que ele ocupa um lugar de representação simbólica que se relaciona com a autoridade. Para tal, situamos a concepção de autoridade a partir de uma leitura psicanalítica das ideias de Hannah Arendt. Em um segundo momento, apontamos a presença na cultura de ideias que enfraquecem a autoridade no professor, na medida em que fragilizam aquilo que ela representa e que a legitima. Na etapa final, então, apontamos os desdobramentos dessa fragilização. Sendo um deles, justamente, adversidades tais como os excessivos embates e a criança sem limites. A pesquisa nos indicou, ainda, que a dificuldade vivida pelo professor é marcada pela contradição, elemento esse que atravessa o campo não pacificado da autoridade.
Titre en anglais
Authority in the teacher in times of symbolic fragility
Mots-clés en anglais
Authority
Education
Psychoanalysis
Symbolic representation
Resumé en anglais
The present work is driven by the desire to better comprehend and give shape to the discontents in education, helping teachers in their practice. It stems from the inquietude around the adversities experienced in the classroom, described by teachers through narratives of conflicts between adults and students, commonly carried out by the so-called children without limits. In our understanding, such expression indicates the presence of a special difficulty in regards to the encounter with the lack, which is a key point to our investigation. We suppose it is something that occurs in the encounter and that it is due to the fact that authority in the adult has a central role in the childs ordering of the lack. Nonetheless, we acknowledge, such a position is in crisis. Thus, the question that guides this research took shape: can the adversities experienced in the classroom be understood as an unfolding of the adults difficulty in making use of authority, in view of the circulation in the culture of ideas that disfavor it? In the search for answers, theoretical research was conducted, with psychoanalytic theory as a reference. As a complement, interviews were carried out with five teachers, from which we have extracted passages that illustrate and confirm our hypothesis. We begin this path by reflecting upon the place of the adult who educates, as a place of symbolic representation that relates to authority. To this end, we situate the conception of authority through a psychoanalytic reading of Hannah Arendts ideas. In a second moment, we point out ideas within the culture that weaken the authority in the teacher, insofar as they fragilize what it represents, as well as what legitimizes it. Then, in the final part we lay out the consequences of such fragility. Some of these consequences are precisely the adversities, such as the excessive conflicts and the child without limits. This research also showed us that the difficulty experienced by the teacher is marked by contradiction; an element that crosses the non-pacified field of authority.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-02-12
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.