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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2021.tde-29112021-122512
Documento
Autor
Nome completo
Tatiana Renzo Fonsêca
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Prado, Patricia Dias (Presidente)
Buss-Simão, Márcia
Moruzzi, Andrea Braga
Título em português
Eu prefiro ser pequena... porque eu sou pequena!": relações de idade entre meninas e meninos da Educação Infantil
Palavras-chave em português
Educação Infantil; Pré-escola; Agrupamentos Multietários; Idade e gênero na infância; Amizade
Resumo em português
Esta pesquisa de mestrado buscou investigar as relações sociais entre meninas e meninos pequenas/os de diferentes idades na Educação Infantil, considerando as produções de suas culturas infantis em meio à experiência multietária, partindo do princípio de que a infância ultrapassa a linearidade temporal, a rigorosidade etapista atrelada à idade e os modelos sociais sexistas impostos ao gênero. Para tal, foi realizado um estudo de caso, de caráter qualitativo, em uma instituição de Educação Infantil pública do município de Campinas/SP, na qual as turmas são organizadas em Agrupamentos Multietários, com observação participante da jornada educativa de um grupo de meninas e meninos de 3 a 6 anos e sua professora, além de encontros com crianças de outros grupos e suas professoras e o único professor da instituição. Os procedimentos metodológicos utilizados consistiram em conversas informais com as crianças e as/os adultas/os, entrevistas semiestruturadas com gestoras, professoras, professor e famílias, anotações em caderno de campo, registros fotográficos e gravações de vídeos. Os materiais produzidos foram analisados em diálogo com os Estudos Sociais da Infância, como a Sociologia da Infância, a Pedagogia da Educação Infantil, a Antropologia da Criança e a História da Infância. Os materiais gerados indicaram que as diferenças de idade entre as crianças diversificam suas relações e brincadeiras, e que a experiência multietária se caracteriza como prazerosa e propositiva na dinamização das suas produções culturais. Indicaram, ainda, um entrelaçamento da idade com outra categoria identitária, o gênero, apontando que crianças mais novas e crianças mais velhas, meninas e meninos, em seus grupos multietários, experienciam suas trajetórias de vida nas instituições de Educação Infantil de maneiras distintas de acordo com o gênero. Além disso, as análises finais revelam que idade e gênero podem ser categorias determinantes (e construídas) no estabelecimento das relações de amizade entre as crianças permitindo, inclusive, arranjos diferenciados ao formarem seus grupos de amizade, na consolidação de uma Educação Infantil não etapista e não sexista, que rompa com a classificação, normatização e colonização de crianças e adultas/os.
Título em inglês
I'd rather be small...because I'm small! ": Age Relations between Girls and Boys in Early Childhood Education
Palavras-chave em inglês
Early Childhood Education; Preschool; Multi-age Groups; Age and gender in childhood; Friendship
Resumo em inglês
This master's research aimed to investigate social relations between young girls and boys of different ages in Early Childhood Education, considering the productions of their infant cultures in the midst of multi-age experience, assuming that childhood goes beyond temporal linearity, age-related stage strictness and gender-imposed sexist social models. To this end, a qualitative case study was carried out in a public Early Childhood Education institution in the city of Campinas/SP, in which classes are organized in Multi-age Groups, with participant observation of the educational journey of a group of girls and boys from 3 to 6 years old and their teacher, as well as meetings with children from other groups and their teachers and the only male teacher at the institution. The methodological procedures used consisted of informal conversations with children and adults, semi-structured interviews with educational heads, teachers, male teacher and families, notes in a field notebook, photographic records and video recordings. The materials produced were analyzed in dialogue with the Social Studies of Childhood, such as the Sociology of Childhood, the Pedagogy of Early Childhood Education, the Anthropology of the Child and the History of Childhood. The resulting materials indicated that age differences between the children diversify their relationships and games, and that multi-age experience is characterized as pleasurable and purposeful in the dynamization of their cultural productions. They also indicated an intertwining of age with another identity category, gender, pointing out that younger children and older children, girls and boys, in their multi-age groups, experience their life trajectories in Early Childhood Education institutions in different ways according to gender. In addition, final analyzes reveal that age and gender can be determining (and constructed) categories in the establishment of friendship relationships between children, even allowing for differentiated arrangements when forming their friendship groups, in the consolidation of a non-stage and non-sexist Early Childhood Education, which breaks away from classification, normalization and colonization of children and adults.
 
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Data de Publicação
2021-11-30
 
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