• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2020.tde-29092020-154243
Documento
Autor
Nombre completo
Bianca Bressan de Paula
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Prado, Patricia Dias (Presidente)
Richter, Sandra Regina Simonis
Santos, Maria Walburga dos
Título en portugués
A poeticidade contida nas linguagens artísticas e estéticas da educação infantil: vamos escutar a cor dos passarinhos fazendo o verbo delirar?
Palabras clave en portugués
Artes na primeira infância
Educação infantil
Poeticidade
Profissão docente
Resumen en portugués
Esta pesquisa de mestrado investigou a poeticidade das linguagens artísticas, estéticas e estésicas da Educação Infantil na relação híbrida entre docência e pesquisa como vertentes possíveis, necessárias e formativas. Para isso, foram apresentadas, em caráter qualitativo, narrativas de partilhas linguageiras experienciadas com as crianças, a partir da observação direta e participante das jornadas educativas das crianças, registradas em caderno de campo e através de fotografias e filmagens, mediante autorização, em uma EMEB de São Bernardo do Campo/SP e em duas EMEIEFs de Santo André/SP, em 2016 e 2017, com crianças de 5 e 6 anos, e de 4 e 5 anos, respectivamente. Os dados foram analisados e problematizados à luz dos estudos sociais da infância, especialmente nos campos das Ciências Sociais e da Filosofia, na interface com as Artes na infância e embasada na construção de uma Pedagogia da Educação Infantil de corpos inteiros, de crianças e professoras protagonistas. Dentre as análises, destaca-se não somente as materialidades como possibilidades inventivas, de múltiplas linguagens artísticas, estéticas e estésicas em processos de criação, mas também a necessidade de problematização das brincadeiras, das narrativas, das produções das crianças e das minhas mediações, evidenciando o caráter lúdico das linguagens; de permanente formação de minha docência e pesquisa na desconstrução de relações de poder hierárquicas; de ampliação do debate sobre a docência com crianças pequenas, que também provocam a professora a brincar, correr, pular, girar, virar cambalhota, se pendurar, experimentar as texturas das tintas, barro, água, sabão, construções tridimensionais; de ficar descalça, partilhar narrativas, permitir o verbo delirar, inventar moda com as crianças e aprender com elas que é possível viver devaneios poéticos na Educação Infantil.
Título en inglés
The poeticity contained in the artistic and aesthetic languages of early childhood education: let´s listen to the color of the birds making the verb delirious?
Palabras clave en inglés
Arts in early childhood
Early childhood education
Poeticity
Teaching profession
Resumen en inglés
This masters research investigates the poeticity in artistic, aesthetic, and sensitive languages in Early Childhood Education, in the hybrid relation between teaching and researching, as possible, necessary, and formative paths. For this, we present narratives of language sharing experienced with the children, in a qualitative perspective, through direct and participant observations of childrens school days, registered in field notes with photos, video recordings, upon the authorization of a municipal school in São Bernardo do Campo/SP, and two others in Santo André/SP, in 2016 and 2017, with children of 5 and 6 years old, and 4 and 5 years old, respectively. Conceptual reflections were made for the narratives the lenses of Childhood Social Studies, especially, the fields of Social Sciences and Philosophy, in the interface with Arts in childhood, building a pedagogy of Early Childhood Education that works with the full body, having children and teachers as the main characters. Among the analysis, we highlight not only the materialities as inventive possibilities of multiple artistic, aesthetic, and sensitive languages in creation processes, but also the need to: problematize plays/games, childrens narratives and productions, and my mediations, showing the ludic character of languages; a permanent formation of my teaching and researching, in deconstructing hierarchical power relations; to broaden the debate on teaching to young children, which also provokes the teacher to play, run, jump, twirl, do somersaults, to swing, experiment with the textures of paints, mud, water, soap, with tridimensional constructions, to be barefoot, to share narratives, to allow oneself to be delirious, to create new things with the children and to learn with them that it is possible to live poetic daydreams in Early Childhood Education.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-11-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.