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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2020.tde-29072020-092435
Documento
Autor
Nome completo
Fernando Antonio da Silva Junior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Souza, Denise Trento Rebello de (Presidente)
Abreu, Claudia Barcelos de Moura
Cores, Luciano Nunes Sanchez
Título em português
Os professores temporários na literatura educaional: levantamento bibliográfiico e documental sobre a concentração provisória nas redes públicas de educação básica
Palavras-chave em português
Conflito docente
Flexibilização
Precarização do trabalho docente
Professor temporário
Reestruturação
Resistência docente
Resumo em português
Esta investigação, acerca da contratação temporária de professores, teve como objetivo compreender o papel que o professor temporário ocupa no contexto das políticas neoliberais a partir das pesquisas educacionais elaboradas desde a década de 1990, período no qual se intensificaram as reformas econômicas e sociais. Na primeira parte, apresenta-se a perspectiva teórico-conceitual (materialismo histórico) e os procedimentos metodológicos estabelecidos (levantamento bibliográfico-documental). A segunda parte destina-se ao problema das transformações no mundo do trabalho docente, cujo objetivo é demonstrar a intrínseca relação entre o nosso objeto e as modificações na relação entre capital e trabalho. Defende-se que tal fenômeno é produto das políticas neoliberais fomentadas a partir da década de 1990 no Brasil e na América Latina e, assim sendo, optou-se por uma análise à luz da perspectiva marxista. Na última parte, destacam-se os elementos de conflito e as formas de resistência que decorrem da contratação temporária de professores. Tal escolha é justificada considerando que essas duas categorias se tornaram centrais nessa tarefa de circunscrever o professor temporário nos processos de reorganização do mercado de trabalho docente. Nesse movimento, é notável que os docentes contratados ocupem um lugar conflituoso; cabe ao pesquisador entender as formas de resistência por eles esboçadas. Através do levantamento realizado, apurou-se que as pesquisas desenvolvidas sobre o tema se apropriaram, majoritariamente, das elaborações do marxismo teórico para a compreensão de tal fenômeno. Além disso, nota-se que os estudos sobre o tema identificam a difusão de práticas indiscriminadas de contratação temporária de professores. Constatou-se que o fenômeno mencionado é resultado dos processos mundiais de reestruturação do capital e de flexibilização das relações de trabalho. Por fim, observou-se que a via sindical é a principal forma de resistência manifestada pelos professores temporários, diante das contradições que emanam da precarização contratual.
Título em inglês
Temporary teachers in the educational literature: documental and bibliographic search regarding temporary hiring in public systems of basic education
Palavras-chave em inglês
Flexibility
Precarious teaching work
Re-structuring
Teacher´s conflict
Teacher´s resistance
Temporary teacher
Resumo em inglês
This investigation, regarding teachers who are hired on temporary basis, had the purpose of understanding the role of the temporary teacher in the context of neoliberal policies, based on educational researches conducted since the 1990´s, a period when economic and social reforms were intensified. In the first part, the theoretical/conceptual perspective (historical materialism) is presented as well as the methodological procedures adopted (documental and bibliographical search). The second part is intended to address of case of the changes in world of teaching work, whose purpose is to demonstrate the intrinsic relationship between the object of this study and the modifications taking place in the relations between capital and labor. It is argued that such phenomenon is the product of the neoliberal policies fostered since the 1990´s in Brazil and Latin America and, therefore, the option was to analyze them in the light of the marxist perspective. In the last part, the elements of conflict and the forms of resistance are highlighted as they arise from the temporary hiring of teachers. This choice is justified by the fact that these two categories became central in this task of circumscribing the temporary teacher in the process that reorganized the labor market for teachers. In this course, it is remarkable that teachers hired on a temporary basis stand in a conflictive place; the researcher accordingly has to understand the forms of resistance drawn up by the teachers. In addition to the search, it was found that the majority of the studies developed on this subject drawn up from the theoretical marxism utilized to comprehend such phenomenon. Furthermore, it must also be noted that the studies on this topic are quite aware that indiscriminate practices to hire temporary teachers are disseminating. The phenomenon was found to result from world processes aimed at restructuring the capital and making labor relations more flexible. Finally, it was determined that trade unionism is the main form of resistance expressed by the temporary teachers in the face of the contradictions that arise from precarious hiring.
 
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fernando_antonio_rev.pdf (558.34 Kbytes)
Data de Publicação
2020-11-24
 
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