• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-29062021-161051
Documento
Autor
Nombre completo
Ronaldo Santos Santana
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Sofiato, Cassia Geciauskas (Presidente)
Lebedeff, Tatiana Bolivar
Locatelli, Solange Wagner
Silva, Flavio Eduardo Pinto da
Souza, Vinícius Catão de Assis
Título en portugués
O ensino de ciências por investigação no ensino fundamental: possibilidades e desafios com estudantes surdos
Palabras clave en portugués
Atividades investigativas
Educação de surdos
Ensino de ciências para surdos
Ensino por investigação
Surdez
Resumen en portugués
Na atualidade, cada vez mais os pesquisadores da área do Ensino de Ciências têm explorado campos de investigações, que foram negligenciados durante muito tempo, como aqueles relacionados à educação de crianças com deficiência. Isso pode ter acontecido em função da falta de interesse por determinado objeto de estudo ou por uma demanda inexistente na área, devido à ausência de políticas voltadas à inclusão. Exemplos disso são as pesquisas que investigam aspectos do Ensino de Ciências para surdos, as quais, na contemporaneidade, estão em proeminente crescimento. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo investigar as possibilidades e os desafios que o Ensino de Ciências por Investigação pode proporcionar ao professor bilíngue e aos seus alunos surdos nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para isso, no que se refere à natureza da pesquisa, esse se trata de um estudo que tem como um dos referenciais teóricos a Epistemologia Qualitativa de Gonzáles-Rey (2005). O lócus da pesquisa foi uma escola bilíngue para surdos, localizada no estado de São Paulo, tendo como sujeitos participantes da pesquisa um docente de Ciências e cinco estudantes surdos (regularmente matriculados no 7o ano) dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Procuramos priorizar a coleta de dados com estudantes de um ano-ciclo que apresentassem alguma fluência em língua brasileira de sinais (Libras). O pesquisador observou as aulas de Ciências da turma por dois bimestres, realizando visitas semanais nas aulas da disciplina em questão e, na análise, foram priorizadas as atividades que se relacionavam ao objeto de estudo desta tese. Como instrumentos para a coleta de dados, foram utilizados registros de observações sistemáticas em campo dos alunos e professor, além de entrevista semiestruturada. Como referencial para a análise dos dados qualitativos, foi utilizada a análise de conteúdo, proposta por Bardin (2009). Os resultados que obtivemos na pesquisa trazem elementos que demonstram o potencial educativo do Ensino de Ciências por Investigação a partir da atuação do professor e de seus estudantes e permitem ressignificar aspectos da prática docente. Ao explorarmos a atuação do professor, constatamos que, a partir do Ensino de Ciências por Investigação, é possível realizar a mediação pedagógica com vistas a permitir a participação de todos os discentes, ampliar seu léxico por meio de práticas investigativas e implementar atividades que estudam o entorno da escola. Contudo, para o professor, foi um desafio realizar algumas intervenções pedagógicas, a sistematização de registros durante as atividades desenvolvidas com os alunos surdos e o intervalo entre algumas práticas realizadas ao longo do processo. Para os estudantes, as possibilidades que vieram a partir do desenvolvimento das atividades investigativas foram o seu grande engajamento e o desenvolvimento de conteúdos conceituais. Recordar orientações estabelecidas e o uso da língua de sinais foram desafios percebidos a partir da interação dos estudantes com os problemas de investigação. Em suma, acreditamos que a pesquisa realizada salienta aspectos específicos que envolvem a implementação do ensino por investigação em diversas realidades educacionais. Em nosso caso, com os estudantes surdos no contexto de uma escola bilíngue. Acreditamos que a presente pesquisa apresenta reflexões pertinentes para o Ensino de Ciências por Investigação enquanto uma abordagem didática que pode ser utilizada com todos os estudantes, considerando as suas singularidades e a diversidade da sala de aula.
Título en inglés
Inquiry-based science education in elementary education: possibilities and challenges with deaf students
Palabras clave en inglés
Deaf education
Deafness
Inquiry activities
Inquiry-based science education
Science education for the deaf
Resumen en inglés
Currently, an increasing number of researchers in the Science Education area explore investigation fields that have been neglected for a long time, such as those related to the education of children with disabilities. This may be due to the lack of interest in a particular object of study or of demands in the area due to a lack of policies aimed at inclusion. Examples include studies that investigate aspects concerning Science Education for the deaf that are currently undergoing a prominent development process. In this context, this study aims to investigate the possibilities and challenges that Inquiry-Based Science Education can provide to bilingual teachers and their deaf students in the Final Years of Elementary Education. To this end, with regard to the nature of the research, this study applies Gonzáles-Rey Qualitative Epistemology as one of its theoretical references (2005). The locus of the research was a bilingual school for the deaf located in the state of São Paulo, with research participating subjects comprising a Science professor and five deaf students regularly enrolled in the 7th year of the Final Years of Elementary School. We attempted to prioritize the data collection with students from a one year-cycle exhibiting some fluency in the Brazilian sign language (Libras). The researcher observed the classes science classes for two months, conducting weekly visits to classes concerning the subject of interest, and the classes related to the object of study of this thesis were prioritized in the analysis. Data collection instruments comprised systematic records concerning student and teacher field observations, in addition to semi-structured interviews. The content analysis proposed by Bardin (2009) was applied as a reference for the qualitative data analysis. The results obtained in this research unearth elements that demonstrate the educational potential of Inquiry-Based Science Education based on the performance and both the teacher and his students and allow for the re-signification of teaching practice aspects. When exploring the teacher role, it appears that Inquiry-Based Science Education admits for pedagogical mediation in order to allow for the participation of all students, as well as expand student lexicon from inquiry activities and implement activities that assess the school surroundings. However, pedagogical interventions were a challenge for the teacher, as well as record systematization during the activities developed with the deaf students and the interim between some activities developed throughout the process. Regarding the students, the possibilities from the development of inquiry activities led to significant student activity engagement and the development of conceptual content. Challenges perceived from the students interactions with inquiry activities included recalling established guidelines and the use of sign language. In sum, we believe that this research highlights specific aspects that involve the implementation of Inquiry-Based Science Education in different educational realities, in our case, with deaf students in the context of a bilingual school. We believe that this research presented pertinent reflections concerning Inquiry-Based Science Education as a didactic approach that can be applied with all students considering their uniqueness and classroom diversity.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-07-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.