• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-26112021-122015
Documento
Autor
Nome completo
Daniela Signorini Marcilio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Nascimento, Maria Letícia Barros Pedroso (Presidente)
Gobbi, Marcia Aparecida
Lopes, Jader Janer Moreira
Serrão, Celia Regina Batista
Silva, Tathyana Gouvêa da
Título em português
Que lugar é o lugar da criança? Investigando a participação de crianças e adolescentes na educação não formal, em um Centro de Crianças e Adolescentes (CCA), na zona leste da cidade de São Paulo
Palavras-chave em português
Centro para Crianças e Adolescentes
Crianças
Educação não formal
Infância
Participação
Zona leste
Resumo em português
Há muito tempo a infância tem sido reservada às instituições, sendo a escola a principal delas, mas, fora do horário escolar, são variados os lugares onde as crianças podem estar. Este estudo tem como objetivo compreender e problematizar, de um lado, o que é oferecido de possibilidade de participação para as crianças e adolescentes que frequentam uma instituição, no caso, o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), que oferece atividades no período inverso ao horário escolar, o contraturno; de outro lado, o foco é identificar quais as formas de participação de que as crianças fazem uso nessa instituição. O referencial teórico é sustentado pelos Estudos da Infância - campo interdisciplinar, com destaque para a Sociologia e a Geografia da Infância - e pelos aportes da educação não formal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza levantamento bibliográfico, documental e pesquisa de campo, incluindo observações, brincadeiras, entrevistas e rodas de conversas com os grupos infantis que frequentam um CCA localizado no distrito Água Rasa, região leste do município de São Paulo, Brasil.
Título em inglês
What place is the childs place? Investigating the children and adolescentes participation in non-formal education
Palavras-chave em inglês
Center for Children and Adolescents
Childhood
Children
Non-formal education Participation. East zone
Resumo em inglês
For a long time childhood has been reserved for institutions, being school the main of them, but, outside school hours, there are varied places where they can be. This study aims to understand and problematize what is offered in terms of possibilities of participation for children and adolescents who attend an institution, the Center for Children and Adolescents (CCA), which offers activities in the period inverse to school hours, and also identify what are the forms of participation that children employ in this institution. The theoretical framework is supported by the studies of childhood, an interdisciplinary field, with emphasis on sociology and the geography of childhood and by the contributions of non-formal education. This is a qualitative research, which uses bibliographic, documentary, and field research, including observations, games, interviews and conversation wheels with children's groups attending a CCA located in the Água Rasa district, east of the city of São Paulo, Brasil.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-12-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.