• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-26112021-122015
Documento
Autor
Nombre completo
Daniela Signorini Marcilio
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Nascimento, Maria Letícia Barros Pedroso (Presidente)
Gobbi, Marcia Aparecida
Lopes, Jader Janer Moreira
Serrão, Celia Regina Batista
Silva, Tathyana Gouvêa da
Título en portugués
Que lugar é o lugar da criança? Investigando a participação de crianças e adolescentes na educação não formal, em um Centro de Crianças e Adolescentes (CCA), na zona leste da cidade de São Paulo
Palabras clave en portugués
Centro para Crianças e Adolescentes
Crianças
Educação não formal
Infância
Participação
Zona leste
Resumen en portugués
Há muito tempo a infância tem sido reservada às instituições, sendo a escola a principal delas, mas, fora do horário escolar, são variados os lugares onde as crianças podem estar. Este estudo tem como objetivo compreender e problematizar, de um lado, o que é oferecido de possibilidade de participação para as crianças e adolescentes que frequentam uma instituição, no caso, o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), que oferece atividades no período inverso ao horário escolar, o contraturno; de outro lado, o foco é identificar quais as formas de participação de que as crianças fazem uso nessa instituição. O referencial teórico é sustentado pelos Estudos da Infância - campo interdisciplinar, com destaque para a Sociologia e a Geografia da Infância - e pelos aportes da educação não formal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza levantamento bibliográfico, documental e pesquisa de campo, incluindo observações, brincadeiras, entrevistas e rodas de conversas com os grupos infantis que frequentam um CCA localizado no distrito Água Rasa, região leste do município de São Paulo, Brasil.
Título en inglés
What place is the childs place? Investigating the children and adolescentes participation in non-formal education
Palabras clave en inglés
Center for Children and Adolescents
Childhood
Children
Non-formal education Participation. East zone
Resumen en inglés
For a long time childhood has been reserved for institutions, being school the main of them, but, outside school hours, there are varied places where they can be. This study aims to understand and problematize what is offered in terms of possibilities of participation for children and adolescents who attend an institution, the Center for Children and Adolescents (CCA), which offers activities in the period inverse to school hours, and also identify what are the forms of participation that children employ in this institution. The theoretical framework is supported by the studies of childhood, an interdisciplinary field, with emphasis on sociology and the geography of childhood and by the contributions of non-formal education. This is a qualitative research, which uses bibliographic, documentary, and field research, including observations, games, interviews and conversation wheels with children's groups attending a CCA located in the Água Rasa district, east of the city of São Paulo, Brasil.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-12-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.