• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-25052023-112229
Documento
Autor
Nombre completo
Antonio Fernandes Goes Neto
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Ghanem Junior, Elie George Guimaraes (Presidente)
Abbonizio, Aline Cristina de Oliveira
Azevedo, Marta Maria do Amaral
Luciano, Gersem José dos Santos
Martins, Maria Silvia Cintra
Título en portugués
Trilhas da educação escolar indígena: inovação em Cabari, São Gabriel da Cachoeira, AM
Palabras clave en portugués
Educação escolar indígena
Letramentos
Noroeste amazônico
Recursos educacionais
Resumen en portugués
Esta pesquisa se dedicou à caracterização de práticas educacionais inovadoras na comunidade Cabari (Terra Indígena Médio Rio Negro II), fundada por famílias baniwa procedentesoriundas do médio rio Içana (Terra Indígena Alto Rio Negro). Ambas as terras indígenas estão localizadas no município amazonense de São Gabriel da Cachoeira. Foi confirmada a hipótese de que a presença baniwa e koripako no corpo docente, oriunda da territorialização, trouxe inovações que se opõem ao paradigma colonialista de escolarização, embora a Escola Municipal Indígena Aí Waturá e a Escola Indígena de Cabari ainda enfrentem o desafio posto pelas práticas colonialistas difundidas por diferentes propostas pedagógicas, tanto nos territórios originários quanto na nova região ocupada, transformada e, consequentemente, territorializada por tais famílias. Os procedimentos de obtenção de informação pertinente ao tratamento dessa hipótese se constituíram de etnografia de escolas registrada em cadernos de campo, transcrição de entrevistas e conversas informais, sendo complementadas pela revisão da documentação de etnografias prévias e dos estudos de história indígena e do indigenismo no Rio Negro. Os saberes aprendidos e utilizados no próprio território das serras do Cabari e sistematizados na educação escolar organizam e promovem a transformação dos recursos educacionais da Escola Indígena de Cabari, desde a extração de fibras e frutos e reciclagem de garrafas PET até a organização de autoformações e eventos esportivos na recém-construída Arena Rio Negro, que modificam paulatinamente o calendário da comunidade, até então restrito às Conferências Bíblicas e Santas Ceias. As iniciativas de sustentabilidade econômica, fortalecimento e reinvenção das identidades étnicas se influenciam mutuamente na educação escolar indígena. Além disso, alguns procedimentos do ensino escolar têm fortalecido as tradições orais e visuais e potencializado múltiplos letramentos, como no caso das dramatizações e trilhas nas turmas multisseriadas, na busca por referências visuais no ensino de Ciências e Matemática e nas formaturas do ensino fundamental, registrados em desenhos, livros de leitura nas línguas baniwa, koripako, ygatu e português, fotos, etnomapas, músicas e vídeos, conforme um calendário próprio. Longe de ser reduzida a um único sentido, como o de gerar projetos econômicos, adequar conteúdos a uma seriação ou revitalizar culturas tradicionais, a escolarização da comunidade ilustra processos mais amplos de territorialização do Médio Rio Negro II e de recursos educacionais, além de evidenciar uma amplitude de projetos mais articulados entre si e com participação gradativamente maior dos comunitários. Cabari avalia e toma as decisões sobre a sequência de sua escolarização, em oposição ao paradigma colonialista de escolarização. Faz isso discutindo o aperfeiçoamento de diferentes formas de aquisição e sistematização dos saberes aprendidos no território, associando-o ao debate metodológico e político-pedagógico sobre o que vem a ser um ensino de qualidade.
Título en inglés
Pathways for indigenous schooling: innovation in Cabari, São Gabriel da Cachoeira, AM
Palabras clave en inglés
Educational resources
Indigenous education
Literacies
Northwest Amazon
Resumen en inglés
This research intended to characterize innovative educational practices in the Cabari community, created by Baniwa families from the Içana River. The hypothesis such as Baniwa and Koripako presence in the teaching staff brought innovations in education was confirmed, although the Aí Waturá microregion have been facing challenges, for example, the demographic growth as well as the colonialist practices disseminated by different pedagogical proposals both in the native territory and in the new region occupied, transformed and, consequently, territorialized by such families. The knowledge learned and used in the mountains of Cabari promotes the transformation of the educational resources of the Indigenous School of Cabari (Einc), from the extraction of fibers, fruits, and recycling of PET bottles to the manage of self-training and sporting events, which gradually modify the calendar of the school community, up until then guided by religious holidays. In addition, some school teaching procedures have strengthened oral and visual traditions and potentiated multiple literacies, as in the case of dramatizations and tracks in multigrade classes, in the search for visual references in Science and Mathematics teaching, and in elementary school graduations, recorded in drawings, reading books, photos, maps, music, and videos. Far from being reduced to a single meaning, there are multiple pathways of indigenous schooling such as generating economic projects, adapting original content to a series, or revitalizing traditional cultures. Cabari schooling illustrates broader processes of territorialization of the Middle Rio Negro and evidences a range of grassroots socio-environmental projects, which has been increasing participation of the community members. Approaching the discussion on the improvement of different forms of systematization of the knowledge learned in the territory to methodological and political-pedagogical debates on what constitutes quality education, Cabari evaluates and makes decisions about schooling advances, in opposition to the colonialist paradigm of conventional schooling.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-05-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.