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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2024.tde-22042024-092700
Documento
Autor
Nome completo
Maicelma Maia Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Abramowicz, Anete (Presidente)
Júnior, Renato Nogueira dos Santos
Moreira, Nubia Regina
Rocha, Eufémia Vicente
Silva, Rosangela de Souza
Título em português
Muito obrigada por isso, eu estava precisando deste encontro: A cozinha e a culinária na encruzilhada metodológica de pesquisa com professoras negras brasileiras e mulheres cabo-verdianas com ênfase na circulação dos afetos
Palavras-chave em português
Circulação dos afetos
Cozinha
Culinária
Encruzilhada metodológica
Mulheres negras
Resumo em português
O presente trabalho intitulado Muito obrigada por isso, eu estava precisando deste encontro: A cozinha e a culinária na encruzilhada metodológica de pesquisa com professoras negras brasileiras e mulheres cabo-verdianas com ênfase na circulação dos afetos, teve como objetivo utilizar a cozinha e a culinária como estratégia metodológica de pesquisa, para acionar, acessar, produzir e fazer emergir a circulação de afetos, tomando as narrativas de professoras negras brasileiras sobre suas trajetórias pessoais, formativas e profissionais como parte dessa produção. Compõem, também, o repertório teórico desse trabalho, as oficinas realizadas com mulheres cabo-verdianas, em virtude da participação no Programa de Intercâmbio Mudjeris di lí i di lá Brasil e Cabo Verde, no intuito de estreitar os laços e estabelecer processos de conexões com o continente africano, tomando as experiências e os modos de ser, conhecer, cozinhar e fazer existência, para além da colonialidade. Esta metodologia está ancorada nas epistemologias da encruzilhada, fundamenta nos estudos de Rufino (2021); Nogueira (2020); Salami e Ribeiro (2015) e Alexandre (2023), os quais apresentam a encruzilhada como possibilidades cruzadas de caminhos, com base nas leituras sobre o Orixá Exu. A cozinha é o local de encontro desta pesquisa, onde as intimidades são compartilhadas e a culinária preparada agrega colaboradoras, acionando memórias que fazem emergir o circuito dos afetos que circulam em suas práticas pedagógicas. Ao todo, participaram desta pesquisa como colaboradoras, seis professoras que atuam na Educação Básica, no Ensino Médio e Ensino Superior, incluindo a modalidade de Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Para análise das narrativas, utilizamos o exercício do espelhamento narrativo com base na Orixá Oxum, o qual nos apresentou reflexos de espelho in-vertido e con-vertido, o que serviu como forma de interpretar as escolhas e sentidos em torno dos afetos mencionados pelas professoras. Estudos como os de Nascimento (2021, 2022), Nascimento (2019), Gonzalez (2020), hooks (1995, 2006, 2017, 2020), Hordge-Freeman (2019), Noguera (2014, 2018, 2020), Reis (2022), Sodré (2016, 2018), Safatle (2018), Bispo dos Santos (2023), Oyêwùmí (2021), Machado (2021), Fanon (2008, 2021), dentre outras autorias, somaram-se a produções literárias e artísticas do repertório afrodiaspórico para nos auxiliar na interpretação das realidades aqui evidenciadas, bem como construir reflexões relevantes acerca dos modos de cosmo-sentir-pensar e fazer a vida. Podemos dizer que os resultados coadunam com as hipóteses levantadas de que: para acessar as narrativas de mulheres professoras negras, há que se estabelecer uma metodologia que acione, produza e faça emergir os afetos que circulam em suas trajetórias pessoais e profissionais, portanto, a cozinha e a culinária foram as estratégias metodológicas dessa pesquisa, reconfigurando, assim, de forma positiva, o estereótipo de subserviência em torno da relação entre mulheres negras e cozinha, atribuindo sentidos de local, de encontros e aquilombamento. Os afetos localizados nas narrativas, apontam comportamentos pedagógicos que rompem com o padrão de silenciamento e rejeição, emergindo a acolhida e o compromisso como afetos que devolvem a noção de pertencimento à comunidade escolar.
Título em inglês
Thank you so much for this, I needed this meeting: The kitchen and cooking at the methodological crossroads of research with black Brazilian teachers and Cape Verdean women with an emphasis on the circulation of affections
Palavras-chave em inglês
Black women
Circulation of affections
Cooking
Kitchen
Methodological crossroads
Resumo em inglês
The present work entitled Thank you so much for this, I needed this meeting: The kitchen and cooking at the methodological crossroads of research with black Brazilian teachers and Cape Verdean women with an emphasis on the circulation of affections, aimed to use the kitchen and cooking as a methodological research strategy, to activate, access, produce, and bring out the circulation of affections, taking the narratives of black Brazilian teachers on their personal, formative, and professional trajectories as part of this paper. The theoretical repertoire of this work also includes workshops carried out with Cape Verdean women, due to their participation in the Mudjeris di lí i di lá Brazil and Cape Verde Exchange Program, with the aim of strengthening ties and establishing a process of connection with the African continent, taking experiences and ways of being, knowing, cooking and living, beyond coloniality. This methodology is anchored in the epistemologies of the crossroads, supported on studies by Rufino, 2021; Nogueira, 2020; Salami and Ribeiro, 2015 and Alexandre, 2023, which present the crossroads as crossed possibilities of paths, based on readings about the Orixá Exu. The kitchen is the meeting place for this research where intimacies are shared, and the cuisine prepared brings together collaborators, triggering memories that make the circuit of affections that circulate in their pedagogical practices emerge. In total, six teachers who work in Basic Education, Secondary Education and Higher Education, including the Education of Young People, Adults and Elderly People, participated in this research as collaborators. In analyzing the narratives, we used the narrative mirroring exercise based on theOrixá Oxum, which presented us with inverted and converted mirror reflections, serving as a wayof interpreting the choices and meanings surrounding the affections mentioned by the teachers. Studies such as those by Nascimento (2021, 2022), Nascimento (2019), Gonzalez (2020), Hooks (1995, 2006, 2017, 2021), Hordge-Freeman (2019), Noguera (2014, 2018, 2020), Reis (2022), Sodré (2016, 2018), Safatle (2015), Bispo dos Santos (2023), Oyêwùmí (2021), Machado (2021), Fanon (2008, 2021), among other authors, added to literary and artistic ideas from the Afrodiasporic repertoire to help us interpret the realities highlighted here, as well as construct relevant reflections about the ways of feeling, thinking, and going about life. We can say that the results are in line with the hypotheses raised that: to access the narratives of black women teachers, it is necessary to establish a methodology that activates, produces and brings to the surface the affections that circulate in their personal and professional trajectories, therefore, the kitchen and cooking were the methodological strategies of this research, thus reconfiguring, in a positive way, the stereotype of subservience surrounding the relationship between black women and cuisine, attributing meanings of a place of meetings and aquilombamento. The affections located in the narratives point to pedagogical behaviors that break with the pattern of silencing andrejection, with acceptance and commitment emerging as affections that return the notion of belonging to the school community.
 
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Data de Publicação
2024-04-22
 
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