• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2022.tde-17052022-142232
Document
Auteur
Nom complet
Luana Pires Barbosa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Vianna, Claudia Pereira (Président)
Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino
Rossi, Célia Regina
Titre en portugais
Gênero e sexualidade em uma escola pública do município de São Paulo: entre desafios, dificuldades e motivações
Mots-clés en portugais
Educação em sexualidade
Escola
Gênero
Juventude
Sexualidade
Resumé en portugais
A presente dissertação expõe resultados de pesquisa que teve por objetivo identificar desafios, dificuldades e motivações decorrentes da inserção da temática de gênero e sexualidade em uma escola pública do município de São Paulo, que desenvolve um programa estruturado e de longa duração denominado Programa de Gênero e Sexualidade. O estudo de caso foi desenvolvido utilizando-se a técnica de observação participante, realizada na disciplina eletiva "Desvendando o armário: o movimento LGBT+ brasileiro através de jogos", oferecida pelo programa. Acompanhou-se um grupo de estudantes de Ensino Médio ao longo das aulas desta eletiva e, na sequência, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com um professor e uma professora integrantes e responsáveis pelo programa "Gênero e Sexualidade", bem como uma roda de conversa com os/as estudantes. Ainda que os resultados da pesquisa estejam diretamente relacionados à escola-campo, foi possível perceber que a disciplina e a discussão de educação em sexualidade por ela abordada suscitaram o envolvimento de professores/a e jovens na eletiva. Apesar de essa discussão no interior da escola ainda ser um tabu e dividir opiniões entre famílias, alunos/as e professores/as, para os/as participantes da disciplina, esta oportunidade foi vista como um privilégio, entendendo-a com um espaço de resistência e de diálogo. Há também uma forte reflexão por parte dos/as docentes sobre a importância do trabalho pedagógico, que visa proporcionar diferentes vivências aos/às alunos/as e tornar a aprendizagem e o diálogo mais significativos. A heterogeneidade intrínseca à sala de aula aparece latente durante essas discussões, e equilibrar as diferentes vivências e níveis de conhecimentos nas aulas sobre o tema mostrou-se um desafio para os/as docentes do programa. Ressalta-se a importância do debate de gênero para a problematização das desigualdades e das violências direcionadas às mulheres e à população LGBT+, bem como para a valorização das diferenças na sala de aula e na escola, além de uma preocupação dos/as docentes entrevistados/as para que as discussões que ocorrem na sala de aula transcendam aquele espaço, gerando mudanças efetivas na sociedade. A persistência do programa e as ações sistemáticas proporcionadas por ele demonstram que o combate à violência de gênero deve ter lugar na escola.
Titre en anglais
Gender and sexuality in a public school in the city of São Paulo: between challenges, difficulties and motivations
Mots-clés en anglais
Gender
School
Sexuality
Sexuality Education
Youth
Resumé en anglais
This dissertation presents research results that aimed to identify challenges, difficulties and motivations arising from the insertion of the theme of gender and sexuality in a public school in the city of São Paulo, which develops a structured and long-term program called "Gender and Sexuality. The case study was developed using the participant observation technique, carried out in the elective course "Unveiling the closet: the Brazilian LGBT+ movement through games", offered by the program. A group of high school students was accompanied throughout the classes of this elective and, subsequently, semi-structured interviews were carried out with a teacher who were part of and responsible for the "Gender and Sexuality" program, as well as a conversation circle with the students. Although the research results are directly related to the school-field, it was possible to perceive that the discipline and the discussion of sexuality education addressed by it raised the involvement of teachers and young people in the elective. Although the discussion inside the school is still a taboo and divides opinions among families, students and teachers, for the participants of the discipline, this opportunity was seen as a privilege, understanding it as a space of resistance and of dialogue. There is also a strong reflection on the part of teachers about the importance of pedagogical work, which seeks to provide different experiences to students and make learning and dialogue more meaningful. The heterogeneity intrinsic to the classroom appears latent during these discussions and balancing the different experiences and levels of knowledge in the classes on the subject proved to be a challenge for the teachers of the program. The importance of the gender debate is highlighted for the problematization of inequalities and violence aimed at women and the LGBT+ population, as well as for valuing differences in the classroom and at school, in addition to a concern of the interviewed teachers the discussions that take place in the classroom transcend that space, generating effective changes in society. The persistence of the program and the systematic actions provided by it demonstrate that the fight against gender violence must take place at school.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-05-19
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.