• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2022.tde-17052022-142232
Documento
Autor
Nombre completo
Luana Pires Barbosa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Vianna, Claudia Pereira (Presidente)
Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino
Rossi, Célia Regina
Título en portugués
Gênero e sexualidade em uma escola pública do município de São Paulo: entre desafios, dificuldades e motivações
Palabras clave en portugués
Educação em sexualidade
Escola
Gênero
Juventude
Sexualidade
Resumen en portugués
A presente dissertação expõe resultados de pesquisa que teve por objetivo identificar desafios, dificuldades e motivações decorrentes da inserção da temática de gênero e sexualidade em uma escola pública do município de São Paulo, que desenvolve um programa estruturado e de longa duração denominado Programa de Gênero e Sexualidade. O estudo de caso foi desenvolvido utilizando-se a técnica de observação participante, realizada na disciplina eletiva "Desvendando o armário: o movimento LGBT+ brasileiro através de jogos", oferecida pelo programa. Acompanhou-se um grupo de estudantes de Ensino Médio ao longo das aulas desta eletiva e, na sequência, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com um professor e uma professora integrantes e responsáveis pelo programa "Gênero e Sexualidade", bem como uma roda de conversa com os/as estudantes. Ainda que os resultados da pesquisa estejam diretamente relacionados à escola-campo, foi possível perceber que a disciplina e a discussão de educação em sexualidade por ela abordada suscitaram o envolvimento de professores/a e jovens na eletiva. Apesar de essa discussão no interior da escola ainda ser um tabu e dividir opiniões entre famílias, alunos/as e professores/as, para os/as participantes da disciplina, esta oportunidade foi vista como um privilégio, entendendo-a com um espaço de resistência e de diálogo. Há também uma forte reflexão por parte dos/as docentes sobre a importância do trabalho pedagógico, que visa proporcionar diferentes vivências aos/às alunos/as e tornar a aprendizagem e o diálogo mais significativos. A heterogeneidade intrínseca à sala de aula aparece latente durante essas discussões, e equilibrar as diferentes vivências e níveis de conhecimentos nas aulas sobre o tema mostrou-se um desafio para os/as docentes do programa. Ressalta-se a importância do debate de gênero para a problematização das desigualdades e das violências direcionadas às mulheres e à população LGBT+, bem como para a valorização das diferenças na sala de aula e na escola, além de uma preocupação dos/as docentes entrevistados/as para que as discussões que ocorrem na sala de aula transcendam aquele espaço, gerando mudanças efetivas na sociedade. A persistência do programa e as ações sistemáticas proporcionadas por ele demonstram que o combate à violência de gênero deve ter lugar na escola.
Título en inglés
Gender and sexuality in a public school in the city of São Paulo: between challenges, difficulties and motivations
Palabras clave en inglés
Gender
School
Sexuality
Sexuality Education
Youth
Resumen en inglés
This dissertation presents research results that aimed to identify challenges, difficulties and motivations arising from the insertion of the theme of gender and sexuality in a public school in the city of São Paulo, which develops a structured and long-term program called "Gender and Sexuality. The case study was developed using the participant observation technique, carried out in the elective course "Unveiling the closet: the Brazilian LGBT+ movement through games", offered by the program. A group of high school students was accompanied throughout the classes of this elective and, subsequently, semi-structured interviews were carried out with a teacher who were part of and responsible for the "Gender and Sexuality" program, as well as a conversation circle with the students. Although the research results are directly related to the school-field, it was possible to perceive that the discipline and the discussion of sexuality education addressed by it raised the involvement of teachers and young people in the elective. Although the discussion inside the school is still a taboo and divides opinions among families, students and teachers, for the participants of the discipline, this opportunity was seen as a privilege, understanding it as a space of resistance and of dialogue. There is also a strong reflection on the part of teachers about the importance of pedagogical work, which seeks to provide different experiences to students and make learning and dialogue more meaningful. The heterogeneity intrinsic to the classroom appears latent during these discussions and balancing the different experiences and levels of knowledge in the classes on the subject proved to be a challenge for the teachers of the program. The importance of the gender debate is highlighted for the problematization of inequalities and violence aimed at women and the LGBT+ population, as well as for valuing differences in the classroom and at school, in addition to a concern of the interviewed teachers the discussions that take place in the classroom transcend that space, generating effective changes in society. The persistence of the program and the systematic actions provided by it demonstrate that the fight against gender violence must take place at school.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-05-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.