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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2022.tde-17052022-141105
Documento
Autor
Nome completo
Cinthia Torres Toledo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Marilia Pinto de (Presidente)
Corrochano, Maria Carla
Ernica, Mauricio
Feltran, Gabriel de Santis
Jardim, Fabiana Augusta Alves
Título em português
Da frente ao fundão da sala de aula: masculinidades e envolvimento escolar na periferia de São Paulo
Palavras-chave em português
Adolescência
Desigualdades educacionais
Ensino fundamental
Gênero
Periferia
Racismo
Resumo em português
Essa pesquisa teve como objetivo investigar se as noções coletivas de gênero do grupo de pares eram contrárias à demonstração de envolvimento escolar pelos meninos. Essa pergunta foi elaborada em diálogo com a literatura sobre masculinidades e desempenho escolar e tinha como objetivo nuançar a compreensão sobre os processos sociais que culminam em um quadro de maior desvantagem no acesso integral à educação básica entre meninos negros e pobres. Para isso foi realizada uma pesquisa etnográfica em uma escola pública, localizada na periferia de São Paulo, considerando a intersecção entre gênero, raça e classe no contexto de expansão do crime e da violência policial contra os meninos periféricos na cidade de São Paulo. Ao longo do ano letivo de 2018, foram observadas as interações de estudantes de duas turmas do 9º ano do ensino fundamental, em diferentes momentos e espaços escolares, e entrevistados estudantes, professoras e uma gestora da escola. O material empírico foi analisado no esforço de compreender as hierarquias e relações de poder entre meninos que se dividiam entre os grupos da frente e do fundão, estabelecendo uma relação de oposição e conflito no cotidiano da escola. Essa análise nos permite afirmar que o envolvimento escolar dos meninos tendia a ser desvalorizado pelos pares, enquanto práticas de masculinidades contrárias à escola e que tomavam o crime como uma referência positiva tendiam a ser valorizadas entre meninos e meninas. Por fim, argumento que apesar dos estudantes se dividirem em dois grupos de meninos, frente e fundão não devem ser tratados analiticamente como dois tipos de masculinidade e de relação com a escola, mas como um espectro de práticas de masculinidade entre meninos que negociavam formas plurais de estar no mundo, diante das desigualdades estruturais que condicionavam suas vidas e seus processos de escolarização na periferia da cidade.
Título em inglês
From the front to the back of the classroom: masculinities and school engagement in the periphery of São Paulo
Palavras-chave em inglês
Adolescence
Basic education
Educational inequalities
Gender
Peripheries
Racism
Resumo em inglês
This research aimed to investigate whether the collective notions of gender in the peer group were contrary to boys' engagement at school. The research question was elaborated in dialogue with the literature on masculinities and school performance. It aimed to nuance the understanding of the social processes that culminate in a situation of disadvantage in the integral access to basic education among black and poor boys. Ethnographic research was carried out in an elementary public school, located on the periphery of São Paulo, considering the intersection between gender, race and class in a social context of the expansion of crime and police violence against peripheral boys in the city of São Paulo. Throughout the 2018 school year, I observed the students' interactions in two classes of the 9th grade at different times and school spaces and interviewed students, teachers and a school manager. The empirical material was analyzed to understand the hierarchies and power relations between boys, who divided themselves between the front and back groups. These two groups established an oppositional and conflicted relationship in the daily life of the school. This analysis allows us to affirm that the school involvement of boys tended to be devalued by their peers. Masculinities practices contrary to school and that took crime as a positive reference tended to be valued among boys and girls. Finally, I argue that despite the students being divided into two groups of boys, front and back should not be treated analytically as two types of masculinity and relationship with the school. Front and back is a spectrum of masculinity practices among boys who negotiated plural forms of being in the world, faced with the structural inequalities that conditioned their lives and their schooling processes on the city periphery.
 
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Data de Publicação
2022-05-19
 
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