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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-15022021-172823
Documento
Autor
Nombre completo
Carla Campana
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Ghanem Junior, Elie George Guimaraes (Presidente)
Cunha, Maria Isabel da
Iizuka, Edson Sadao
Lima, Manolita Correia
Singer, Helena
Título en portugués
Práticas inovadoras na educação superior em administração: os casos do Prêmio ANGRAD 2018
Palabras clave en portugués
Administração
Educação superior
Ensino superior
Inovação
Inovação educacional
Resumen en portugués
A presente pesquisa teve como objetivo descrever o processo de criação e implementação de práticas inovadoras nos cursos de administração brasileiros que foram finalistas do Prêmio ANGRAD de Inovação em Ensino-Aprendizagem em Administração 2018, especificamente nas seguintes dimensões: a) motivações, b) objetivos, c) planejamento, d) execução e e) avaliação; com intuito de verificar a hipótese de que essas práticas foram implementadas de forma irrefletida em, pelo menos, uma dessas dimensões. Os procedimentos foram baseados na epistemologia, na ontologia e na metodologia qualitativas, aplicadas a um estudo de casos múltiplos, englobando um conjunto de 23 projetos inovadores levados a cabo por equipes de diferentes instituições que, voluntariamente, participaram do Prêmio ANGRAD e foram consideradas finalistas. O material produzido foi composto pelas fichas de inscrição das instituições e pela transcrição de quatro entrevistas semiestruturadas, realizadas com os responsáveis pelas três iniciativas mais bem colocadas e com o organizador do prêmio. Os dados foram analisados com o auxílio do software ATLAS.ti, resultando em 66 categorias de análise. Os resultados sustentam a veracidade da hipótese inicial não pelo encadeamento lógico das etapas do projeto, que se mostrou coerente, mas pela falta de elementos que dessem suporte a esse encadeamento, os quais ensejam significativas oportunidades de melhoria. Dentre os resultados, destacam-se os seguintes: a) com relação às motivações: falhas no diagnóstico; motivações mercadológicas implícitas e explícitas; ocorrência de iniciativas com lógica similar à de reforma educacional em menor escala. b) Com relação aos objetivos: aspiração em superar críticas que repousam sobre o curso de administração, como o excesso de teoria e fragmentação. c) Com relação ao planejamento: prevalência de decisões centralizadas e baixa disponibilidade de recursos financeiros. d) Com relação à execução: protagonismo estudantil às avessas, almejado pelas instituições, mas dificilmente praticado de forma autêntica; fundamentação teórica deficitária; grande importância atribuída à prática da administração; relação estreita com o setor produtivo; papel ambíguo do corpo docente. e) Com relação à avaliação: desestruturação e falta de planejamento.
Título en inglés
Innovative practices in business administration higher education: the ANGRAD Awards 2018 cases
Palabras clave en inglés
Business administration
Educational innovation
Higher education
Innovation
Resumen en inglés
This research aimed to describe the process of creation and implementation of innovative practices in Brazilian business administration programs that were finalists in the ANGRAD Award for Innovation in Business Teaching-Learning 2018, specifically in the following dimensions: a) motivations, b) objectives, c) planning, d) execution and e) evaluation; in order to verify the hypothesis that these practices were implemented in a thoughtless way in at least one of these dimensions. The procedures were based on qualitative epistemology, ontology and methodology, applied to a multiple case study, encompassing a set of 23 innovative projects carried out by teams from different institutions that voluntarily participated in the ANGRAD Award and were considered finalists. The material brought forth is composed of the registration forms of the institutions and the transcription of four semi-structured interviews conducted with those responsible for the three best placed initiatives and the award organizer. The data were analyzed with the aid of the ATLAS.ti software, resulting in 66 categories of analysis. The results support the accurateness of the initial hypothesis, not because of the logical connection between the stages of the project, which proved to be coherent, but because of the lack of elements to support this connection, which provides significant opportunities for improvement. Among the results, the following stand out: a) regarding the motivations: interpretational failures; implicit and explicit profit-driven motivations; occurrence of initiatives with a logic similar to educational reform on a smaller scale. b) Regarding the objectives: aspiration to overcome criticisms that rest on the business administration programs, such as the excess of theory and fragmentation. c) Regarding planning: prevalence of centralized decisions and low availability of financial resources. d) With regard to execution: lack of student protagonism, highly desired by the institutions, but hardly practiced in an authentic way; deficient theoretical foundation; great importance attached to the practice of business administration; close relationship with the productive sector; ambiguous role of the faculty. e) Regarding assessment: lack of structure and planning.
 
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CARLA_CAMPANA_rev.pdf (5.24 Mbytes)
Fecha de Publicación
2021-02-16
 
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