• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2020.tde-15022021-171231
Documento
Autor
Nombre completo
Thaís Pimentel de Oliveira Xavier
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Vianna, Claudia Pereira (Presidente)
Cavaleiro, Maria Cristina
Torres, Marco Antonio
Título en portugués
Direito das pessoas trans à educação no município de São Paulo: histórias de abjeção, exclusão e resistência
Palabras clave en portugués
Educação
Gênero
Identidade de gênero
Transgênero
Resumen en portugués
Esta dissertação é o resultado de uma investigação sobre como pessoas que se autoidentificam como trans* vivenciaram processos de exclusão e abjeção e forjaram formas de resistência na tentativa de garantir o seu direito à educação. Ainda que a Constituição Federal de 1988 acene com a garantia desse direito para todxs, sem quaisquer formas de distinção, essa é uma realidade que não se efetiva para grupos marcados por gênero, etnias/raça, sexualidades e classes sociais inconformes. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, que contou com cinco entrevistas com pessoas trans*, vinculadas ao Centro de Cidadania LGBTI Luana Barbosa dos Reis, com o intuito de aprofundar a compreensão da relação entre os processos de autoidentificação como trans* e a relação estabelecida com a escola nesse percurso. Os resultados da pesquisa revelam que a escola se configura como uma esfera excludente em relação à permanência de estudantes que desafiam as normas de gênero. No entanto, a existência de pessoas trans* no ambiente escolar convida a repensar as relações de gênero e o formato da instituição escolar e a propor uma escola realmente inclusiva.
Título en inglés
Right of trans people to education: stories of exclusion, abjection and resistance
Palabras clave en inglés
Education
Gender
Gender identity
Transgender
Resumen en inglés
The purpose of this investigation is to understand how people who self-identify as transgender have experienced processes of exclusion, abjection and created forms of resistance in an attempt to guarantee their right to education. Although the Federal Constitution of 1988 guarantees this right for all without distinction, this is a reality that is not effective for groups marked by non-conforming gender, race, sexualities and social classes. The study was conducted through a qualitative research that included the interview 5 trans* people related to the LGBTI Citizenship Center Luana Barbosa dos Reis, in order to deepen the understanding of the relationship between the trans* self-identification processes and the relation established with the school. The research results reveal that the school is configured as an exclusionary sphere in relation to the permanence of students who challenge gender norms. However, the existence of trans* people in the school environment invite their agents to rethink gender relations and the format of the school institution, proposing a truly inclusive school.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-02-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.