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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2023.tde-14062023-112301
Documento
Autor
Nome completo
Camila de Assis Novaes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Jardim, Fabiana Augusta Alves (Presidente)
Bernava, Cristian Carla
Oliveira, Régia Cristina
Título em português
O corpo disposto: professoras de educação infantil, gênero e mundo público no Brasil (2016-2023)
Palavras-chave em português
Corpo
Educação infantil
Gênero
Identidade profissional
Performatividade
Resumo em português
Historicamente, as mulheres representam a quase totalidade de educadores quando se trata da Educação Infantil no Brasil. Esse fato deve-se, em grande parte, ao histórico da formação do quadro magisterial em nosso país, o qual sempre levou em conta aspectos reprodutores da lógica binária de gênero na divisão sexual do trabalho. A partir de observações de caráter etnográfico e entrevistas com professoras em uma instituição de Educação Infantil da cidade de São Paulo, esta pesquisa busca verificar se há um mecanismo de orientação heteronormativa que visa a perpetuação do modelo da professora maternal através de regulação de seus corpos e como os corpos de professoras e crianças foram influenciados pela pandemia de COVID-19 no contexto do governo de Jair Bolsonaro, analisado a partir das obras de Judith Butler, Michel Foucault, Guacira Lopes Louro e outros autores que discutem questões de gênero, identidade, linguagem, produção social do corpo e governamentalidade.
Título em inglês
The willing body: early childhood teachers, gender and the public world in Brazil (2016-2023)
Palavras-chave em inglês
Body
Child education
Gender
Performativity
Professional Identity
Resumo em inglês
Historically, women represent almost all educators when it comes to deals with Early Childhood Education in Brazil. This fact is due, in large part, to the formation of the teaching staff in our country, which has always taken into account aspects reproducers of the gender binary logic in the sexual division of labour. From ethnographic observations and interviews with teachers in an institution of Early Childhood Education in the city of São Paulo, this research seeks to verify if there is a heteronormative orientation mechanism that aims at the implementation of the model of maternal teacher through the regulation of their bodies and how the bodies of teachers and children were influenced by the COVID-19 pandemic in the context of the Jair Bolsonaro government. The analysis dialogues with the works of Judith Butler, Michel Foucault, Guacira Lopes Louro and other authors who discuss questions of gender, identity, language, social production of the body and governmentality.
 
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Data de Publicação
2023-06-15
 
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