• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-11052023-095747
Documento
Autor
Nome completo
Maria Izabel Lagoa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Vieira, Evaldo Amaro (Presidente)
Antunes, Ricardo Luiz Coltro
Germano, José Willington
Kruppa, Sonia Maria Portella
Saviani, Dermeval
Título em português
Educação e luta de classes: a educação infantil brasileira no século XXI
Palavras-chave em português
Educação infantil
Hegemonia
Luta de classes
Neoliberalismo
Ser social
Resumo em português
Ao final do século XX, a ofensiva neoliberal sobre a educação escolar infantil impactou especialmente as crianças pertencentes à classe trabalhadora. Diante desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre os desdobramentos da expansão do discurso neoliberal no campo da educação infantil, em especial no Brasil, para então compreender seu impacto sobre a educação escolar e apontar as implicações concretas no processo de ensino e aprendizagem das crianças filhas da classe trabalhadora brasileira em seus anos iniciais de vida. Para tanto, utilizamos como fundamento teórico os pressupostos ontognoseometodológicos do materialismo histórico-dialético e as reflexões e argumentos elaborados pelos principais pesquisadores da Teoria histórico-cultural. Argumentamos que ao longo da história, a formação e desenvolvimento da educação se articulou, antitética e dialeticamente, com a dinâmica das relações sociometabólicas estabelecidas. De maneira que a forma de educação escolar moderna é determinada pelo movimento das contradições inerentes à luta de classes na sociedade capitalista. De modo que apontamos que a educação infantil, como parte do todo que compreende a educação escolar, ao mesmo tempo que carrega em si sua contradição de essência, contém também elementos histórico específicos que atribuem características particularidades nesta contradição. Com a necessidade de recomposição orgânica do capital e das suas formas ideomediativas hegemônicas, desencadeada pelo agravamento da crise estrutural do capital na década de 1970, a educação infantil se tornou um elemento estratégico na luta de classes. No Brasil, a partir de 1990, a chegada do discurso neoliberal, articulado aos elementos históricos objetivos específicos da realidade brasileira, determinou a expansão da educação infantil marcada pela progressiva precarização do atendimento escolar e a imposição de reformas curriculares direcionadas para a redução do ensino escolar ao mundo pseudoconcreto. Nesse processo, verificamos que os filhos da classe trabalhadora, que tem na escola um dos poucos espaços de apropriação intencional e sistematizada do conhecimento, se tornam reféns das suas condições sociais e econômicas precárias e do cotidiano alienado e alienante da sociedade capitalista desde seus anos iniciais de vida.
Título em inglês
Education and class struggle: Brazilian early childhood education in the 21st century
Palavras-chave em inglês
Class struggle
Early childhood education
Hegemony
Neoliberalism
Social being
Resumo em inglês
At the end of the twentieth century, the neoliberal offensive on early childhood education impacted especially children belonging to the working class. Considering this context, this research aims to reflect on the consequences of the expansion of the neoliberal discourse in the field of early childhood education, especially in Brazil, to understand its impact on school education and point out the concrete implications in the teaching and learning process of children of the Brazilian working class, in their early years of life. For this purpose, we use as theoretical foundation the onto-gnosomethodological postulates of the historical-dialectical materialism and the reflections and arguments elaborated by the main researchers of the Cultural-Historical Theory. We argue that throughout history, the formation and development of education has been articulated antithetically and dialectically with the dynamics of the established socio-metabolic relations. So that the form of modern school education is determined by the movement of contradictions inherent to the class struggle in capitalist society. Therefore, we point out that early childhood education, as part of the whole that comprises school education, while carries in itself its essence contradiction, also contains specific historical elements that attribute particular characteristics to this contradiction. The need for organic recomposition of the capital and its hegemonic ideological forms, triggered by the worsening of the structural crisis of the capital in the 1970s, made early childhood education a strategic element in the class struggle. In Brazil, from 1990 on, the arrival of the neoliberal discourse articulated to the specific objective historical elements of the Brazilian reality, have determined the expansion of early childhood education marked by the progressive precariousness of school attendance and the imposition of curriculum reforms directed to the reduction of school education to the pseudo-concrete world. In this process, we verify that the children of the working class, who have in the school one of the few spaces of intentional and systematized appropriation of knowledge, become hostages of their precarious social and economic conditions and of the alienated and alienating daily life of the capitalist society, since their early years of life.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-05-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.