• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2023.tde-04122023-120236
Documento
Autor
Nombre completo
Elisabeth Fernandes de Sousa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Jardim, Fabiana Augusta Alves (Presidente)
Almeida, Mariléa de
Faustino, Deivison Mendes
Título en portugués
Instituto Ana Rosa (1875-2023) : excertos da História e pedaços de vidas na reprodução social de meninos negros em São Paulo
Palabras clave en portugués
Gênero
Instituições educativas
Internato
Masculinidade Negra
Vulnerabilidade
Resumen en portugués
A educação de garotos pobres e/ou abandonados, em boa proporção os negros, se deu no Brasil via internação em Instituições totais. Neste processo, as ações formativas contribuíram para a construção de suas masculinidades, bem como se conectou à própria configuração do que significa ser um homem negro na sociedade brasileira. Este trabalho buscou compreender como o Instituto Ana Rosa, instituição fundada pelo Barão de Souza Queiroz que funciona há 148 anos na cidade de São Paulo, atuou e segue atuando nesse processo, no intuito de compreender algumas das razões para sua permanência. São ingredientes da identidade do instituto: a filantropia, a benemerência e a relação com o Estado. Na pesquisa, que combinou análise de documentos e realização de observações e entrevistas, foram consideradas as perspectivas de descendentes do Barão, que compuseram ou compõem a Direção do Instituto, funcionários e internos. Na análise, mobilizamos o conceito de rugosidade de Milton Santos, as pesquisas recentes sobre masculinidades negras e os debates sobre classe, raça e gênero. Após a investigação, conclui-se que reiteradamente convivem naquele ambiente os elementos constitutivos da gênese do Instituto, que participam da manutenção de aspectos fundantes da formação social brasileira, sobretudo a rígida hierarquia das relações.
Título en inglés
Excerpts of History and fragments of life in the social reproduction of Black boys in São Paulo
Palabras clave en inglés
Asylum
Black Masculinities
Educational institutions
Gender
Vulnerability
Resumen en inglés
The education of poor and/or abandoned boys, a large proportion of whom were Black, took place in Brazil via internment in total institutions. In this process, the educational actions contributed to build their masculinities, at the same time as it was connected to the very configuration of what it means to be a Black man in Brazilian society. This thesis sought to understand how the Ana Rosa Institute, founded by the Baron of Souza Queiroz, has been operating for 148 years in the city of São Paulo; the aim of this research is to analyse some of the reasons for its endurance. The ingredients of the institute's identity are philanthropy, benevolence and the relationship with the State. During the research, which combined document analysis with observations and interviews; also, the perspectives of the Baron's descendants, who composed or compose the Institute's Board of Directors, employees and interns were considered. For the analysis, we worked with Milton Santos' concept of roughness, recent research on Black masculinities and debates on class, race and gender. After the investigation, we conclude that the elements that constitute the genesis of the Institute repeatedly coexist in that environment, which participate in the maintenance of founding aspects of Brazilian social formation, especially the rigid hierarchy of relations.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-12-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.