• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2021.tde-29112021-113130
Documento
Autor
Nombre completo
Marina Muniz Campelo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Oliveira, Cristiane Coppe de (Presidente)
Brolezzi, Antonio Carlos
Pompeu, Carla Cristina
Título en portugués
Programa Ciência Sem Fronteiras: diálogos e reflexões para a formação inicial de professores/as de matemática
Palabras clave en portugués
Beatriz DAmbrosio
Educação Matemática
Formação inicial de professores
Programa Ciência Sem Fronteiras
Self-study
Resumen en portugués
Esta pesquisa originou-se a partir da vivência da pesquisadora por ocasião do intercâmbio realizado junto à Indiana University of Pennsylvania, por meio do Programa Ciência Sem Fronteiras, no período de junho de 2014 a julho de 2015. Objetivou-se estabelecer diálogos com licenciandos/as em Matemática que vivenciaram experiências semelhantes para realizar reflexões sobre a formação inicial de professores/as no Brasil. A pergunta estabelecida por esta pesquisa foi: Quais são as contribuições que o intercâmbio pelo Programa Ciência Sem Fronteiras trouxe para estudantes de Licenciatura em Matemática na formação inicial? Realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, a partir da busca de um estudo bibliográfico e do instrumento de coleta de dados, entrevista semiestruturada. O estudo bibliográfico buscou apresentar o Programa de Licenciaturas Internacionais, o Programa Ibero-Americanas e o Programa Ciência Sem Fronteiras, cujos editais atenderam estudantes de Licenciatura em Matemática brasileiros/as. Nessa busca por diálogos, analisou-se a produção acadêmica de Beatriz DAmbrosio, na perspectiva da formação inicial de professores/as, sob a ótica da metodologia self-study e da insubordinação criativa. A entrevista semiestruturada foi a ferramenta que permitiu o estabelecimento de diálogos com quatro licenciandos/as em Matemática que participaram do Programa Ciência Sem Fronteiras nos Estados Unidos, na modalidade de graduação sanduíche. Analisou-se as transcrições das entrevistas e levantou-se três categorias emergentes: Experiência acadêmica, Encontro de culturas e Desenvolvimento pessoal. A partir da bibliografia e dos diálogos estabelecidos, realizou-se uma reflexão sobre a contribuição das vivências da experiência do intercâmbio na formação inicial de professores/as sob a ótica de Beatriz DAmbrosio. Concluiu-se que os aspectos ressaltados pelos/as entrevistados/as e identificados nas categorias emergentes estão presentes nos textos de Beatriz DAmbrosio para a formação inicial de professores/as de Matemática.
Título en inglés
Science Without Borders Program: dialogues and reflections for the initial formation of teachers / those of mathematics
Palabras clave en inglés
Beatriz DAmbrosio
Initial training of Mathematics teachers
Mathematics Education
Science Without Borders Program
Self-study
Resumen en inglés
This research originated from the researcher's experience during the exchange program at the Indiana University of Pennsylvania, sponsored by the Science Without Borders Program, from June 2014 to July 2015. It aimed to establish dialogues with undergraduates in Mathematics who had similar experiences to reflect on the initial teacher education in Brazil. The question established by this research was: What are the contributions that the exchange through the Science Without Borders Program brought to undergraduate students in Mathematics in their initial training? A qualitative research was carried out, based on the search for a bibliographic study and the data collection instrument, semi-structured interview. The bibliographical study sought to present the Programa de Licenciaturas Internacionais Program, the Ibero-American Program and the Science Without Borders Program, on which brazilian preservice Mathematics teachers could participate. In this search for dialogues, the academic production of Beatriz D'Ambrosio was analyzed, from the perspective of initial teacher education, from the perspective of self-study methodology and creative insubordination. The semi-structured interview was the tool that allowed the establishment of dialogues with four undergraduate students in Mathematics who participated in the Science Without Borders Program in the United States, in the sandwich degree modality. Transcripts of interviews were analyzed and three emerging categories were raised: Academic experience, cultural encounters and Personal development. Based on the bibliography and the established dialogues, a reflection was carried out on the contribution of the exchange program experiences in the initial training of teachers from the perspective of Beatriz D'Ambrosio. It was concluded that the aspects highlighted by the interviewees and identified in the emerging categories are present in Beatriz D'Ambrosio's texts for the initial training of Mathematics teachers.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-11-30
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.