• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-29062023-100518
Documento
Autor
Nome completo
Itamar Soares Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Marandino, Martha (Presidente)
Chapani, Daisi Teresinha
Felice, Gisele Daltrini
Lorenzetti, Leonir
Pataca, Ermelinda Moutinho
Título em português
Alfabetização científica e museus na Serra da Capivara
Palavras-chave em português
Ensino de Ciências
Espaços não formais
Homem Americano
Natureza
Parque Nacional
Piauí
Resumo em português
A segunda metade do século XX foi marcada por tensões no âmbito geopolítico e científico. Neste trabalho, abordamos os eventos que trouxeram as bases da Alfabetização Científica, no contexto da Guerra Fria, influenciando o campo da Museologia e do Ensino de Ciências; e o evento protagonizado pela arqueóloga Niède Guidon, na criação de uma Unidade de Conservação no sudeste do Piauí e nos estudos sobre o povoamento da América. Os sítios arqueológicos dessa região e seu emblemático acervo de arte rupestre resultam de uma curadoria que tem o suporte expográfico do semiárido nordestino, do cenário biodiverso da caatinga e da institucionalização científica na região, conforme ilustram: a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o Parque Nacional da Serra da Capivara (PNSC) o Museu do Homem Americano (MHA) e o Museu da Natureza (MuNa). Defendi a tese de que a contemplação dos espaços de Educação Não Formal nas políticas públicas de gestão científica e cultural contribui para os processos de fortalecimento da cidadania e de desenvolvimento da alfabetização científica, interveniente à gestão administrativa e pedagógica da Educação Formal no usufruto desses espaços. No tocante a isso, promovi o curso de extensão Serra da Capivara: Nossos Espaços Culturais, Conhecimento Científico e Práticas Pedagógicas, junto ao Colegiado de Ciências da Natureza (Ccinat | Univasf) e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação em Ciências (GEENF | USP), que teve como público prioritário os docentes em exercício na rede pública municipal e estadual de São Raimundo Nonato, Piauí. O objetivo geral da pesquisa consistiu em construir um inventário de potencialidades, obstáculos e possibilidades referentes ao usufruto do Parque Nacional da Serra da Capivara, do Museu do Homem Americano e do Museu da Natureza. E os objetivos específicos: i) identificar as potencialidades que o parque e os museus proporcionam para o desenvolvimento da alfabetização científica; ii) realizar o levantamento de obstáculos localizados na interação Educação Formal Não Formal e; iii) registrar as possibilidades que designam aprimorar o planejamento e a realização de visitas pedagógicas aos espaços culturais. O trabalho é caracterizado como pesquisa qualitativa de natureza interventiva, na modalidade de aplicação. Vinte e sete docentes participantes colaboraram para a construção dos dados resultantes de quarenta e três questionários, de seis propostas educativas e de vinte e quatro planejamentos de visitas pedagógicas. A constituição do inventário demostrou os elementos epistemológicos, pedagógicos e políticos que favorecem ou impedem o desenvolvimento da alfabetização científica, no relacionamento que se estabelece entre a educação formal e os espaços culturais objetos da pesquisa. A reflexão sobre a atividade extensionista revelou que o ambiente formativo favoreceu o encadeamento entre a teoria e a prática docente; elucidando relevantes características do Parque Nacional da Serra da Capivara, do Museu do Homem Americano e do Museu da Natureza, enquanto lugares da educação científica. Foi estabelecido um diálogo entre o inventário e os pressupostos teóricos utilizados na tese, buscando aprimorar as visitas pedagógicas aos espaços culturais, superar obstáculos e potencializar a alfabetização científica; além disso, realizei a proposição de possibilidades direcionadas ao campo pedagógico, da pesquisa e das políticas públicas, tendo por escopo expandir o olhar sobre a diversidade museológica e sobre o desenvolvimento da educação científica no território Serra da Capivara.
Título em inglês
Scientific literacy and museums in Serra da Capivara
Palavras-chave em inglês
American Man
National Park
Nature
Non-formal spaces
Piauí
Science Teaching
Resumo em inglês
The second half of the 20th century was marked by tensions in the geopolitical and scientific spheres. In this work, we address the events that brought the foundations for Scientific Literacy, in the context of the Cold War, influencing the field of Museology and Science Teaching; and the event led by archaeologist Niède Guidon, in the creation of a Conservation Unit in the southeast of Piauí and in studies on the peopling of America. The archaeological sites of this region and its emblematic collection of rock art result from a curatorship that has the expographic support of the northeastern semi-arid region, the biodiverse scenario of the caatinga and the scientific institutionalization in the region, as illustrated by: the Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), the Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), the Parque Nacional da Serra da Capivara (PNSC) the Museu do Homem Americano (MHA) and the Museu da Natureza (MuNa). I defended the thesis that the contemplation of Non-Formal Education spaces in public policies of scientific and cultural management contributes to the processes of strengthening citizenship and development of scientific literacy, intervening in the administrative and pedagogical management of Formal Education in the use of these spaces. In this regard, I promoted the extension course Serra da Capivara: Our Cultural Spaces, Scientific Knowledge, and Pedagogical Practices, together with the Collegiate of Natural Sciences (Ccinat | Univasf) and the Study and Research Group on Non-Formal Education and Dissemination in Sciences (GEENF | USP), which had teachers working in the municipal and state public network of São Raimundo Nonato, Piauí, as a priority audience. The general objective of the research was to build an inventory of potentialities, obstacles and possibilities related to the enjoyment of the Serra da Capivara National Park, the Museu do Homem Americanon (Museum of the American Man) and the Museu da Natureza (Nature Museum). And the specific objectives: i) identify the potential that the park and museums provide for the development of scientific literacy; ii) carry out a survey of obstacles located in the interaction between Formal and Non-Formal Education and iii) to register the possibilities that designate to improve the planning and the accomplishment of pedagogical visits to the cultural spaces. The work is characterized as qualitative research of an interventional nature, in the application modality. Twenty-seven participating teachers collaborated to build the data resulting from forty-three questionnaires, six educational proposals and twenty-four pedagogical visit plans. The constitution of the inventory demonstrated the epistemological, pedagogical, and political elements that allow or forbid the development of scientific literacy, in the relationship that is established between formal education and the cultural spaces that are the object of the research. Reflection on the extensionist activity revealed that the training environment favored the link between theory and teaching practice, elucidating relevant characteristics of the Serra da Capivara National Park, the Museum of the American Man, and the Museum of Nature, as places of scientific education. A dialogue was established between the inventory and the theoretical assumptions used in the thesis, seeking to improve pedagogical visits to cultural spaces, overcome obstacles and enhance scientific literacy; in addition, I proposed possibilities directed to the pedagogical field, research, and public policies, with the scope to expand the look on museological diversity and on the development of scientific education in the Serra da Capivara territory.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-06-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.