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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-28022023-115721
Documento
Autor
Nome completo
Alexandre Aizawa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Santos, Marcelo Giordan (Presidente)
Lara, Moisés da Silva
Quadros, Ana Luiza de
Santos, Bruno Ferreira dos
Silva, Jackson Gois da
 
Título em português
As transições epistêmicas e multimodais na produção de representações sobre os estados de agregação da matéria em aulas de química
Palavras-chave em português
Diagramas temáticos
Modelo de partícula rígida
Processos epistêmicos
Representações multimodais
Teoria da atividade
Resumo em português
O uso da perspectiva sócio-histórico-cultural nos processos de aprendizagem das representações do modelo de partículas rígidas em fenômenos relacionados aos estados de agregação da matéria oferece uma possibilidade de superar no campo da educação em química as limitações que se manifestam no campo linguístico. Esta tese contempla uma experiência de aprendizagem planejada com base no entrelaçamento da multimodalidade, da Semiótica Social, dos processos epistêmicos e da Teoria da Atividade. Nesta pesquisa, almejamos investigar o contexto de produção das representações multimodais de estudantes que foram desafiados a solucionar problemas científicos de natureza empírica. A metodologia de pesquisa foi construída com a combinação da análise epistêmica e multimodal dos processos de produção de representações sobre os estados de agregação da matéria. Uma Sequência Didática foi elaborada em um formato de ciclos de atividades de ensino fundamentado em Engeström (2016), e foi aplicada em duas turmas de Ensino Médio de uma escola estadual paulista no ano de 2019. Um sistema de pontuações foi criado para a seleção de casos com os quais estudantes tivessem envolvimento com a nossa proposta. A função desse sistema foi qualificar a coerência das representações produzidas pelos estudantes. Foram analisadas entrevistas de Lembrança Estimulada Multimodal e episódios de sala de aula de duas estudantes. Pela análise das entrevistas, mapas epistêmicos foram construídos a partir de Diagramas Temáticos, conforme Lemke (1990). Nos episódios de aula, as fases do ciclo de atividades de ensino foram caracterizadas pelos gestos, pela proxêmica, pela direção do olhar, pela manipulação de objetos, pelas operações epistêmicas (SILVA; MORTIMER, 2010) e pelos tipos de conversa em grupo (MERCER, 2004). Durante a entrevista das estudantes, observamos diferenças nos tipos de transições entre fenômeno e representação característicos de cada estudante. Constatamos a incidência da categoria de generalização tanto nos episódios de aula como na entrevista de uma das estudantes. Em sala de aula, os significados produzidos na inscrição do desenho sofreram alterações nas estruturas multimodais nas fases anteriores e posteriores à sua produção devido ao processo de construção coletiva que ocorreu na sequência de Observação, Análise, Elaboração, Discussão e Reelaboração. Em síntese, as categorias analíticas dos mapas epistêmicos contribuíram para a compreensão das transições epistêmicas realizadas pelos estudantes, e o conjunto de categorias nos episódios de aula possibilitou a caracterização da dinâmica de produção de representações com dimensões epistêmicas e multimodais relacionadas aos aspectos afetivo-volitivos dos estudantes.
 
Título em inglês
Epistemic and multimodal transitions in meaning making of representations about states of aggregation in chemistry classroom
Palavras-chave em inglês
Activity theory
Epistemic processes
Multimodal representations
Rigid particle model
Thematic diagrams
Resumo em inglês
The use of the socio-historical-cultural perspective in the learning processes of the representations of the rigid particle model in phenomena related to the states of aggregation of matter offers a possibility to overcome in the field of chemistry education the limitations that manifest themselves in the linguistic field. Multimodality, Social Semiotic, epistemics process and Activity Theory are intertwined in this thesis when learning is reached with a planned teaching. In this research, we aim to investigate the context of production of multimodal representations of students who were challenged to solve scientific problems of an empirical nature. The research methodology was constructed by combining epistemic and multimodal analysis of the processes of production of representations about the states of aggregation of matter. A Didatic Sequence was developed in a layout of Teaching Activities Cycles reasoned in Engeström (2016) which has been implemented for two classes of high school in a public school of Sao Paulo in 2019. Scoring system was created to choose cases of student engagement. A rubrics system has had the function of evaluating the qualify and the consistency of representations made by students. Multimodal Stimulated Recall interviews and classroom episodes were analysed for two students. In interviews, epistemic maps were produced from Thematic Diagrams according to Lemke (1990). From classroom episodes, phases of Teaching Activities Cycles were characterised by gestures, proxemics, gaze orientation and manipulation of objects; by epistemic operations (SILVA; MORTIMER, 2010) and by group talk (MERCER, 2004). In students interviews, there were differences in a kind of transitions between phenomenon and representation by each one. We found the incidence of the generalisation category in both the class episodes and in the interview of one of the students. In the classroom, the meanings produced in the inscription of the drawing underwent changes in multimodal structures in the phases before and after its production due to the process of collective construction that occurred in the sequence Observation, Analysis, Elaboration, Discussion and Reworking. In conclusion, analytical categories in epistemic maps aided comprehension of students epistemic transitions and the set of categories in classroom episodes described the dynamic of making representations with epistemic and multimodal dimensions interrelated with students emotional and volitional.
 
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Data de Publicação
2023-03-01
 
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