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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2022.tde-27052022-111238
Documento
Autor
Nome completo
Vanessa Gomes Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Abdounur, Oscar Joao (Presidente)
Lins, Abigail Fregni
Silva, Maíra Batistoni e
Título em português
O uso da horta escolar no ensino fundamental I: um estudo bibliométrico 
Palavras-chave em português
Aprendizagem baseada em hortas escolares
Bibliometria
Ensino de ciências
Resumo em português
O uso das hortas escolares possui histórico na educação infantil ao redor do mundo. Nas últimas décadas, instituições internacionais e nacionais, bem como diversos pesquisadores, têm incentivado fortemente o uso de hortas escolares, com a finalidade de estimular a construção de conhecimento sobre educação nutricional e ambiental. Dado o crescente interesse pela temática, o objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo bibliométrico com a intenção de quantificar e qualificar os estudos científicos publicados nos últimos 14 anos, que se baseiam no uso da horta escolar como ferramenta didática para ensino na educação básica. Foi realizado um estudo bibliométrico de artigos científicos no Portal de periódico da Capes, utilizando as palavras-chave, horta escolar e school garden, publicados nos últimos 14 anos. Os dados foram agrupados em gráficos de distribuição e porcentagem, de acordo com o ano de publicação, autoria, finalidades pedagógicas (educação nutricional ou ambiental e demais finalidades pedagógicas), e nível escolar dos estudos. Também foi realizado um relato de experiência para discutir a importância e viabilidade das hortas escolares. Foram encontrados 125 artigos no total. Desses, 22 artigos (18% do total) usaram a palavra-chave horta escolar e 103 artigos (82% do total) usaram a palavra-chave school garden. Observou-se que, do total de artigos encontrados, 50% eram endereçados ao Ensino Fundamental I, 39% correspondiam a trabalhos com focos nos demais níveis da educação básica e 11% não tinham identificação do nível escolar em que a pesquisa foi realizada. A abordagem qualitativa mostrou que, o uso da horta escolar possui grande plasticidade de abordagens pedagógicas nas obras consultadas. Essas abordagens envolvem a educação nutricional (36% school garden x 37% horta escolar), educação ambiental (17% school garden x 40% horta escolar) e demais finalidades pedagógicas (47% school garden x 23% horta escolar). Muitos trabalhos e também o relato de experiência demonstraram a necessidade de parcerias entre escolas, agentes públicos, família e comunidade para a sustentabilidade das hortas escolares. As abordagens encontradas nas obras envolvem principalmente educação nutricional e educação ambiental, principalmente nas obras de autores brasileiros. Desses, muitos trabalhos possuem foco no incentivo à agricultura familiar e ecologia. Outros fins didáticos para emprego das hortas escolares foram: alfabetização, literatura, relações pessoais, artes, matemática, tópicos em ciência natural, química, aprendizagem de idiomas, cultura, história e geografia. Em países desenvolvidos onde a cultura da horta escolar já está mais presente e atrelada ao currículo escolar, os parâmetros de avaliação da efetividade, integração e sustentabilidade das hortas escolares também são estudados por diversos pesquisadores. Por fim, ainda surgiram obras com assuntos sobre arquitetura, história das hortas escolares e uso de ferramentas tecnológicas para medição da integração das hortas escolares.
Título em inglês
The use of the school garden in elementary school I: a bibliometric study
Palavras-chave em inglês
Bibliometrics
School garden-based learning
Science teaching
Resumo em inglês
The use of school gardens has a history in early childhood education around the world. In the last decades, international and national institutions, as well as several researchers, have strongly encouraged the use of school gardens, in order to stimulate the construction of knowledge about nutritional and environmental education. Given the growing interest in the subject, the objective of this research was to carry out a bibliometric study with the intention of quantifying and qualifying the scientific studies published in the last 14 years, which are based on the use of the school garden as a didactic tool for teaching in basic education. A bibliometric study of scientific articles was carried out on the Capes journal Portal, using the keywords, horta escolar and school garden, published in the last 14 years. The data were grouped into distribution and percentage graphs, according to the year of publication, authorship, pedagogical purposes (nutritional or environmental education and other pedagogical purposes), and school level of the studies. An experience report was also carried out to discuss the importance and feasibility of school gardens. A total of 125 articles were found. Of these, 22 articles (18% of the total) used the keyword horta escolar and 103 articles (82% of the total) used the keyword school garden. It was observed that, of the total number of articles found, 50% were addressed to Elementary School I, 39% corresponded to works focused on other levels of basic education and 11% had no identification of the school level at which the research was carried out. The qualitative approach showed that the use of the school garden has a great plasticity of pedagogical approaches in the works consulted. These approaches involve nutritional education (36% school garden x 37% horta escolar), environmental education (17% school garden x 40% horta escolar) and other pedagogical purposes (47% school garden x 23% horta escolar). Many works and also the experience report demonstrate the need for partnerships between schools, public agents, family and community for the sustainability of school gardens. The approaches found in the works mainly involve nutritional education and environmental education, mainly in the works of Brazilian authors. Of these, many works focus on encouraging family agriculture and ecology. Other didactic purposes for using the school gardens were: literacy, literature, personal relationships, arts, mathematics, topics in natural science, chemistry, language learning, culture, history and geography. In developed countries where the school garden culture is already more present and linked to the school curriculum, the parameters for evaluating the effectiveness, integration and sustainability of school gardens are also studied by several researchers. Finally, works with subjects on architecture, history of school gardens and the use of technological tools to measure the integration of school gardens still appeared.
 
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Data de Publicação
2022-05-27
 
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