• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2022.tde-25082022-145002
Document
Auteur
Nom complet
Herbert Alexandre João
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Oliveira, Mauricio Pietrocola Pinto de (Président)
Pessanha, Márlon Caetano Ramos
Scarpa, Daniela Lopes
Toti, Frederico Augusto
Vicentini, Paula Perin
Titre en portugais
O engajamento na formação continuada de professores: perspectiva dos rituais de interação e das emoções
Mots-clés en portugais
Emoções
Engajamento emocional
Formação continuada de professores de ciências
Rituais de Interação
Resumé en portugais
Nesta pesquisa, busca-se entender quais seriam os elementos presentes na interação entre professores de ciências da natureza que propiciam o engajamento emocional em um curso de formação continuada. Engajamento colocado como emergindo de emoções geradas coletivamente, tendo implicações para a cognição e o comportamento. Desta forma, os referenciais teóricos adotados neste estudo se fundamentam na teoria sociológica das emoções e na tradição da microssociologia americana sobre os rituais de interação. Estes enquanto um mecanismo de emoção e atenção mutuamente focalizadas, que produz uma realidade momentaneamente compartilhada, que por meio disso gera solidariedade e símbolos de filiação a um grupo. Sendo as emoções tratadas como processos biológicos, cognitivos e culturais que abrangem estados fisiológicos de excitação. Compreende-se que nos momentos de formação de professores de ciências, a experiência emocional coletiva é complexa e mapear elementos presentes nestas interações que podem indicar engajamento emocional seriam instrumentos pertinentes para o planejamento de formações futuras. Desta forma, para conhecer melhor o arcabouço de pesquisas sobre a temática abordada nesta tese, realizou-se inicialmente um levantamento das publicações nacionais e internacionais e percebeu-se que existem poucas pesquisas que tratam sobre engajamento emocional na formação continuada de professores de ciências, mas que muito se tem discutido sobre a importância de rituais de interação de sucesso e emoções positivas para a aprendizagem de ciências. Os dados para a presente pesquisa foram obtidos de cinco encontros de formação continuada de professores de ciências que ocorreram na diretoria de ensino de São Carlos/SP, com uma média de 16 professores. O percurso teórico-metodológico desta tese se estrutura como uma pesquisa de abordagem qualitativa, interpretativa, fenomenológica-hermenêutica e multimétodos. Para observar o micro, onde os detalhes da vida cotidiana podem ser investigados, torna-se importante o uso da pesquisa orientada a eventos. Ao localizar o evento através de heurísticos em gravações de áudio e vídeo, é possível interpretá-lo na perspectiva da fenomenologia-hermenêutica. Os resultados demonstram que os professores de ciências se engajam emocionalmente quando surge ao debate questões próprias do seu cotidiano, suas emoções não são expressas apenas como algo individual, mas coletivo e fazem parte de suas experiências socioculturais de interações passadas. O humor e a raiva trouxeram à tona experiências próprias dos professores de ciências, algo que traz o sentimento de pertencimento ao grupo, que coloca um símbolo sagrado coletivo. Conclui-se, portanto, que para o engajamento emocional é necessário a presença de símbolos sagrados, o compartilhamento de emoções e o sentimento de pertencimento ao grupo.
Titre en anglais
Engagement in continuing teacher education: perspective of interaction rituals and emotions
Mots-clés en anglais
Continued education of science teachers
Emocional engagement
Emotions
Interaction rituals
Resumé en anglais
This work attempts to understand what would be the elements present in the interaction between natural science teachers that enable emotional engagement in a continuing education course. Engagement posed as emerging from collectively generated emotions, having implications in behavior and cognition. Thus, the theoretical references adopted in this study are based on the sociological theory of emotions and on the american microsociology tradition regarding interaction rituals. These as a mutually focused mechanism of emotion and attention that produce a momentarily shared reality through which solidarity and symbols of filiation to a group are generated. Treating the emotions as biological, cognitive and cultural processes that encompass physiological states of excitation. Comprehending that in moments of science teacher education, the collective emotional experience is complex and mapping elements present in such interactions that could indicate emotional engagement would be pertinent instruments to the planning of future education. Hence, to better know the framework of research on the theme of this thesis, a survey of national and international publications was initially conducted and it was noted that few papers addressing emotional engagement in science teachers continued education existed, however much has been discussed regarding the importance of successful interaction rituals and positive emotions to the learning of sciences. The data for the present study were obtained from five different meetings of continued education of science teachers that occurred in the São Carlos/SP school district, with an average of 16 teachers. The theoretical-methodological approach of this thesis is structured as a study with a qualitative, interpretative, phenomenological-hermeneutic and multimethod approach. To observe the micro, where details of everyday life can be investigated, it becomes important to use event-oriented study. In locating the event through heuristics found in video and audio recordings, it is possible to interpret it through the phenomenologicalhermeneutics perspective. The results demonstrate that science teachers emotionally engage when questions of their daily lives rise to the debate, their emotions are not expressed as something simply individual but collective and are part of their experiences of past sociocultural interactions. Humor and anger brought forth the science teachers' own experiences, which calls on the feeling of belonging to the group and places a sacred collective symbol. Therefore, it is concluded that for social engagement it is necessary to have the presence of sacred symbols, emotion sharing and the feeling of belonging to the group.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-09-02
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.