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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-23052023-110228
Documento
Autor
Nome completo
Kleber William Alves da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Cristiane Coppe de (Presidente)
Costa, Wanderleya Nara Gonçalves
Rodrigues Filho, Guimes
Santos, Eliane Costa
Santos, Vinicio de Macedo
Título em português
Giro curricular: decolonialidade, epistemologias do sul e o programa etnomatemática na roda de capoeira
Palavras-chave em português
Capoeira
Decolonialidade
Epistemologias do sul
Etnomatemática
Giro curricular
Resumo em português
Este é um trabalho de pesquisa artesanal, e não foi feito como numa espécie de linha de produção acadêmica. Houve, em cinco anos, escolhas de materiais, ferramentas, transformações, pandemia, ajustes, mudanças de rotas, dificuldades, rotas de colisão e muitas descobertas. A presente pesquisa procurou compreender de que modo o Programa Etnomatemática, a teoria decolonial e a filosofia da capoeira, colocadas em composição, poderiam apontam caminhos que permitam um Giro Curricular. Esboçar esse Giro implica numa mudança de rota curricular, colocando em pauta e, de fato, em prática, as Leis n.os 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório o estudo da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino. Para a realização da pesquisa, procuramos, primeiramente, traçar um panorama das teorias curriculares e dos documentos curriculares nacionais. Para melhor compreender a filosofia da capoeira, realizamos entrevistas-diálogos com cinco mestres de capoeira, um de cada região brasileira, e que são presidentes das federações de capoeira de seus estados. Em diálogo com as Epistemologias do Sul, lançamos mão de aproximações com metodologias não-extrativistas para olharmos para os diálogos estabelecidos com os Mestres de Capoeira. Estas entrevistasdiálogos possibilitaram identificar que no entrelaçamento dos saberes da filosofia da capoeira, do Programa Etnomatemática, das teorias decoloniais e das Epistemologias do Sul surgem possibilidades de uma organização curricular que não seja pautada apenas na tradição cientificista eurocêntrica, mas que, por meio de um Giro Curricular, permita caminhos para enfrentamento do racismo estrutural.
Título em inglês
Curricular turn: decoloniality, epistemologies of the south and the ethnomathematics program in roda de capoeira
Palavras-chave em inglês
Capoeira
Decolonial turn
Decoloniality
Ethnomathematics
South epistemologies
Resumo em inglês
This is a handmade research, and which was not done as a kind of academic production line. There were, in five years, material choices, tools, transformations, a pandemic, adjustments, route changes, difficulties, collision routes and many discoveries. The present research sought to understand how the ethnomathematics program, the decolonial theory and the philosophy of Capoeira together could point out ways that allow a Decolonial Turn. Outlining this turn implies a change in the curricular route, putting laws number 10,639/03 and 11,645/08 into practice, which make the study of African, Afro-Brazilian and indigenous history and culture mandatory in educational establishments. To carry out the research, we sought to draw an overview of curricular theories and national curricular documents. To understand the philosophy of Capoeira better, we conducted dialogue-interviews with five Capoeira masters, one from each Brazilian region who are presidents of the Capoeira federations in their states. Taking the south epistemologies into account, we used non-extractivist methodologies approaches to look at the dialogues established with the capoeira masters. These dialogues made it possible to identify that by intertwining the knowledge between the philosophy of Capoeira, the ethnomathematics program, the theories of colonies and the south epistemologies, new possibilities of a curricular organization emerge. A curriculum not only based on the Eurocentric scientistic tradition, but one that paves the way to confront structural racism possible, through a Decolonial Turn.
 
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Data de Publicação
2023-05-23
 
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