• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2021.tde-22062021-183814
Documento
Autor
Nombre completo
Angélica de Luca
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Malachias, Maria Elena Infante (Presidente)
Cazetta, Valéria
Silva, Herbert Gomes da
Título en portugués
O movimento de ocupação de escolas públicas e a ressignificação da compreensão da condição humana
Palabras clave en portugués
Condição humana
Escola pública
Hannah Arendt
Ocupação
Resumen en portugués
Este trabalho de pesquisa consiste em uma interpretação do movimento de ocupações de escolas por estudantes secundaristas na rede estadual de ensino paulista no ano de 2015 e que se desdobrou em ocupações por vários estados em outras redes de ensino do país. À luz do pensamento de Hannah Arendt, investiga- se como a participação neste movimento pôde ressignificar a compreensão sobre a condição humana e sobre as configurações relacionais dos sujeitos ali envolvidos. Em seu caráter qualitativo essa pesquisa está orientada por fundamentos da cartografia social. Para obter os dados que constituem o corpus empírico desta investigação, foi utilizada a estratégia denominada Grupo Focal. Além disto, foram selecionados alguns depoimentos de estudantes encontrados no livro Escolas de Luta (2016) e no documentário Escolas em Luta (2017). Considera-se que o engajamento de estudantes nesta ação em conjunto pela defesa de direitos promove profundas transformações no modo como compreendem sua condição humana e as relações que estabelecem com o mundo comum.
Título en inglés
The occupation movement of public schools and the reframing of the understanding of the human condition
Palabras clave en inglés
Hannah Arendt
Human condition
Occupation
Public school
Resumen en inglés
This research work consists of an interpretation of the movement of school occupations by high school students from the state school system in São Paulo in 2015 and which was distributed into occupations throughout other schools in several states in the country. In the light of Hannah Arendt's thought, we investigate how the participation of young people in this movement can re-signify the understanding of the human condition and the relational configurations of the subjects involved in it. In its qualitative character, this research is guided by the fundamentals of social cartography. To obtain the data that constitute the empirical corpus of this investigation, the strategy called Focus Group was used. In addition, some testimonials from students found in the book Escolas de Luta (2016) and in the documentary Escolas em Luta (2017) were selected. It is considered that the engagement of students in this joint action for the defense of rights promotes profound changes in the way they understand their human condition and in the relationships they establish with the common world.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
ANGELICA_DE_LUCA_rev.pdf (688.47 Kbytes)
Fecha de Publicación
2021-06-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.