• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2024.tde-22042024-093710
Documento
Autor
Nombre completo
Arcenira Resende Lopes Targino
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2024
Director
Tribunal
Almeida, Rogério de (Presidente)
Baldinato, José Otavio
Freitas, Alexander de
Haddad, Thomás Augusto Santoro
Picanço, Jefferson de Lima
Título en portugués
Imaginário brasileiro sobre o ouro e suas implicações para a educação científica e o ensino de química
Palabras clave en portugués
Alquimia
Ensino de ciências
História das ciências
História do Brasil
Mineração
Resumen en portugués
No Brasil, a exploração aurífera esteve relacionada com processos de construção do espaço geográfico brasileiro, genocídio de povos indígenas e africanos e criação da identidade nacional. Nesta tese, estudamos o imaginário brasileiro sobre o ouro e buscamos identificar suas implicações educacionais, considerando a complexidade e as múltiplas dimensões do conhecimento científico. Para isso, inicialmente foi realizada uma pesquisa histórica inspirada na perspectiva decolonial, embasada nos referenciais teóricos da História Cultural das Ciências e da Teoria Antropológica do Imaginário. Analisamos alguns documentos, principalmente dos séculos XVIII e XIX, como as obras Erário Mineral (1735), de autoria de Luís Gomes Ferreira (1686-1764) e Pluto Brasiliensis (1833), de autoria de Wilhelm L. Von Eschwege (1777-1855), imagens produzidas por viajantes, assim como abordamos pesquisas históricas que estudaram vestígios arqueológicos da mineração do ouro. Para ilustrar aspectos desse imaginário na contemporaneidade, analisamos obras cinematográficas e literária dos séculos XX e XXI, identificando rupturas e permanências, como mitos repaginados e camuflados na cultura, ligados com estruturas de dominação. Analisamos os filmes Chico Rei (1985), Serra Pelada (2013), Serra Pelada: A lenda da Montanha de Ouro (2013), Chico Rei entre nós (2020), e a obra literária de Cecília Meireles (1901-1964) Romanceiro da Inconfidência (1953). Dentre os resultados da pesquisa, destacamos contribuições de conhecimentos africanos e indígenas na exploração aurífera; concepções metafísicas sobre elementos químicos relacionadas com concepções alquímicas que orientaram prospecções minerais no período colonial e que ainda permanecem no imaginário contemporâneo, influenciando o desenvolvimento de tecnologias; e o simbolismo do ouro, que propicia a valorização monetária do metal, o que, por sua vez, fomenta conflitos territoriais na atualidade, como os da região Amazônica. Esses resultados podem contribuir para discussões educacionais, tanto na formação de professores como na construção de currículos transdisciplinares, que valorizem uma educação humanista, decolonial e antirracista, principalmente nos âmbitos da Educação Científica e do Ensino de Química.
Título en inglés
Brazilian imaginary about gold and its implications for Scientific Education and Chemistry Teaching
Palabras clave en inglés
Alchemy
Brazil`s history
History of science
Mining
Science teaching
Resumen en inglés
In Brazil, gold exploration was related to processes of construction of Brazilian geographic space, genocide of indigenous and African people and creation of national identity. In this thesis, we seek to study the Brazilian imaginary about gold and identify its educational implications, considering the complexity and multiple dimensions of scientific knowledge. To this end, historical research inspired by the decolonial perspective was initially carried out, based on the theoretical references of the Cultural History of Sciences and the Anthropological Theory of the Imaginary. We analyzed some documents, mainly from the 18th and 19th centuries, such as the works Erário Mineral (1735), authored by Luís Gomes Ferreira (1686- 1764) and Pluto Brasiliensis (1833), authored by Wilhelm L. Von Eschwege (1777-1855), images produced by travelers, as well as historical research that studied archaeological remains of gold mining. To illustrate aspects of this imaginary in contemporary times, we analyze cinematographic and literary works from the 20th and 21st centuries, identifying ruptures and continuities, such as myths revamped and camouflaged in culture, linked to structures of domination. We analyzed the films Chico Rei (1985), Serra Pelada (2013), Serra Pelada: A legend da Montanha de Ouro (2013), Chico Rei entre Nós (2020), and the literary work by Cecília Meireles (1901-1964) Romanceiro da Inconfidência (1953). Among the research results, we highlight contributions from African and indigenous knowledge in gold exploration; metaphysical conceptions about chemical elements related to alchemical conceptions that guided mineral prospecting in the colonial period and that still remain in the contemporary imagination, influencing the development of technologies; and the symbolism of gold, which promotes the monetary appreciation of the metal, which, in turn, encourages territorial conflicts today, such as those in the Amazon region. These results can contribute to educational discussions, both in teacher training and in the construction of transdisciplinary curricula, which value a humanist, decolonial and anti-racist education, mainly in the areas of Scientific Education and Chemistry Teaching.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-04-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.