• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2022.tde-18012023-102708
Documento
Autor
Nome completo
Isabela Ruiz Cavalcanti de Carvalho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Milani, Raquel (Presidente)
Dias, David Pires
Linardi, Patricia Rosana
Título em português
O uso da linguagem para ensinar frações na transição do quinto para o sexto ano do ensino fundamental
Palavras-chave em português
Ensino fundamental
Frações
Linguagem
Matemática
Transição escolar
Resumo em português
Nesta pesquisa, buscamos compreender como professores da transição do quinto para o sexto ano utilizam a linguagem e os simbolismos próprios da matemática e uma linguagem mais próxima ao cotidiano dos alunos durante o ensino de frações. Utilizamos como principal referencial teórico as ideias de Machado (2011) sobre Matemática e Língua Materna quando o autor discute as características de dualidade e de impregnação entre elas. Além disso, recorreremos também aos conceitos de Santos (2015) sobre o ensino de matemática no Ensino Fundamental, de Gómez-Granell (2003) sobre a aquisição da linguagem matemática e de Milani (2017) sobre o diálogo em educação matemática. A metodologia de pesquisa deste trabalho é do tipo qualitativa e teve como instrumentos de produção de dados entrevistas com três professores do quinto ano e três do sexto ano de três escolas diferentes, além da observação de algumas aulas sobre frações desses docentes. Como este trabalho aborda um conteúdo específico da matemática, as frações, realizamos também um estudo teórico sobre as principais ideias de frações que são trabalhadas durante o Ensino Fundamental e sobre qual é a indicação de conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o quinto e o sexto ano. Após a produção de dados, optamos por escrever episódios sobre as situações mais relevantes relacionadas aos objetivos desta pesquisa. Apresentamos cada um desses momentos através da descrição do que aconteceu nas aulas e depois elaboramos uma breve análise a partir do nosso referencial teórico. Ao longo dos episódios pudemos perceber como o uso de desenhos e de materiais concretos pode contribuir com a impregnação mútua entre Língua Materna e Matemática. Também pudemos observar situações em que existiu a dualidade entre técnica e significado, além dos elementos de um efetivo diálogo. Observamos as diferenças entre o ensino de frações nos dois anos escolares aqui estudados, como a formação do docente, suas experiências e o uso da Língua Materna podem influenciar nesse aspecto da educação.
Título em inglês
The use of language to teach fractions in the transition from the fifth to the sixth year of elementary school
Palavras-chave em inglês
Elementary school
Fractions
Language
Mathematics
School transition
Resumo em inglês
In this research, we seek to understand how teachers in the transition from the fifth to the sixth grade use the language and symbolism of mathematics and a language closer to the students' daily lives during the teaching of fractions. We use Machado's (2011) ideas on Mathematics and Mother Tongue as the main theoretical framework when the author discusses the characteristics of duality and impregnation between them. In addition, we will also use the concepts of Santos (2015) on the teaching of mathematics in Elementary School, of GómezGranell (2003) on the acquisition of mathematical language and of Milani (2017) on dialogue in mathematics education. The research methodology of this work is qualitative and had as data production instruments interviews with three teachers of the fifth year and three of the sixth year from three different schools, in addition to the observation of some classes on fractions of these teachers. As this work deals with a specific content of mathematics, fractions, we also carried out a theoretical study on the main ideas of fractions that are worked during Elementary School and on what is the indication of contents of the National Common Curricular Base (BNCC) for the fifth and the sixth year. After the production of data, we chose to write episodes about the most relevant situations related to the objectives of this research. We present each of these moments through the description of what happened in the classes and then we elaborate a brief analysis from our theoretical framework. Throughout the episodes we could see how the use of drawings and concrete materials can contribute to the mutual impregnation between Mother Tongue and Mathematics. We were also able to observe situations in which there was a duality between technique and meaning and elements of an effective dialogue. We observed the differences between the teaching of fractions in the two school years studied here, as the teacher's training, their experiences and the use of the Mother Tongue can influence this aspect of education.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-01-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.