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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2022.tde-17052022-135036
Documento
Autor
Nome completo
Leandro de Oliveira Rabelo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Abib, Maria Lucia Vital dos Santos (Presidente)
Ghedin, Evandro Luiz
Higa, Ivanilda
Longarezi, Andrea Maturano
Mattos, Cristiano Rodrigues de
Título em português
Estágio com pesquisa e aprendizagem expansiva: reflexão crítica, autonomia e criatividade para o desenvolvimento da práxis docente
Palavras-chave em português
Ensino de ciências
Estágio supervisionado
Formação de professores
Professor reflexivo
Teoria da atividade
Resumo em português
A literatura acadêmica aponta que o estágio com pesquisa pode favorecer a formação docente reflexivo-crítica, em que o professor é concebido como um intelectual-crítico que busca transformar a realidade por meio da promoção de uma educação emancipatória. Apesar disso, são poucos os cursos de formação de professores que assumem a investigação como elemento central da formação docente, limitando as possibilidades da transformação da educação básica em nosso país. Buscando contribuir com a reflexão sobre a formação de professores reflexivoscríticos, esta pesquisa tem como tema central o estágio com pesquisa e suas possíveis contribuições para a aprendizagem e desenvolvimento dos futuros professores. O contexto da pesquisa são as disciplinas de Metodologia do Ensino de Física I e II do curso de Licenciatura em Física da Universidade de São Paulo, em que os licenciandos realizaram estágios com pesquisa, mediados por Projetos de Investigação em Docência (PID). Considerando este contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar quais as contribuições do estágio com pesquisa, realizado nos moldes do PID, para a aprendizagem expansiva dos licenciandos. Em especial, tomamos como unidade de análise as atividades de estágio de dois licenciandos em Física. Nesse contexto, assumimos a posição co-formador, juntamente com a docente responsável pelas MEF I e II. Nesse papel de pesquisador/formador, obtivemos informações referentes à unidade de análise considerada, por meio de: portfólios; questionários; entrevistas; gravações de aulas das disciplinas e reuniões de orientação de estágio. Essas informações foram analisadas com base na Teoria Sócio-Histórico-Cultural da Atividade (Teoria da Atividade), sobretudo, nos pressupostos teóricos desenvolvidos por Vigotski, Leontiev, Davidov e Engeström. A análise revelou que o estágio com pesquisa, nos moldes do PID, realizado nas MEF I e II, favoreceu a aprendizagem expansiva, ao potencializar: i) a transformação expansiva das atividades de estágio; ii) processos de ascensão do abstrato ao concreto, os quais possibilitaram a articulação teoria-prática, de modo a favorecer o desenvolvimento do pensamento teórico; e iii) desenvolvimento da agência, ao mobilizar a superação das contradições emergentes nas atividades, em oposição aos processos de alienação. Essa aprendizagem expansiva estimulou o desenvolvimento da práxis dos licenciandos, por meio da mobilização das unidades dialéticas motivo-objeto, sentido-significado, ruptura-desenvolvimento e imitação-criação. Esses resultados indicam que a pesquisa, nos moldes do PID, pode se constituir como um elemento potencializador para a formação de professores em uma perspectiva reflexivo-crítica. Assim, destacamos como essenciais ações formativas que mobilizem: a reflexão-ação crítica, a autonomia e a criatividade dos sujeitos. Para tal, é fundamental articular os motivos dos sujeitos com as demandas dos contextos escolares, bem como propiciar espaços coletivos de compartilhamento e elaboração de artefatos culturais mediadores que possibilitem a superação das contradições que alienam o professor em seu trabalho.
Título em inglês
Internship with research and expansive learning: critical reflection, autonomy, and creativity for the development of the teaching praxis
Palavras-chave em inglês
Activity theory
Reflexive teacher
Science education
Supervised internship
Teacher education
Resumo em inglês
Academic literature points to the fact that the research internship can be favorable to the reflexive-critical teacher education teaching formation, where the teacher is conceived as an intellectual-critic who searches for reality transformation through the promotion of an emancipatory education. Nevertheless, there are few teachers formation courses which acknowledge the investigation as a central element of the teacher education, by limiting the possibilities of basic education transformation in our country. By searching for a contribution on the reflection about the reflexive-critical teacher education, this research has as its central theme the internship with research and its feasible contributions to the future teachers apprenticeship and development. The Methodology of Physics Teaching I and II (MPT I and II) disciplines of course Physics Teacher Education Program of University of São Paulo are the research context, where the licentiate degree students accomplished their internship with research, through Research Projects in Teaching (RPT). Considering this context, this research has as general objective to investigate which are the internship contributions with research, in the RPT form, to the expansive learning of the licentiate degree students. In particular, we use as unit of analysis the internship activities of two Physics licentiate degree students. In this context, we assume the trainer of student teachers position, jointly with the MPT I and II responsible docent. As researchers and trainers, we achieved information regarding the considered unit of analysis, through supervised internship reports, questionnaires, interviews, classes recordings of the disciplines and supervised internship orientation meetings. This information was analyzed based on the Cultural-Historical Activity Theory (CHAT) (Activity Theory), mostly, on the theoretical assumptions developed by Vygotsky, Leontiev, Davydov and Engeström. The analysis revealed that the internship with research, in the RPT form, accomplished in the MPT I and II was favorable to the expansive learning once it intensified: i) the expansive transformation of the internship activities; ii) the abstract to concretes ascension process, which turned possible the theoretical-practical articulation, so that it is favorable to the development of the theoretical thought; and iii) the agency development, once it stimulated the overcoming of the emerging contradictions in the activities, which is opposed to the alienation processes. This expansive learning stimulated the student teachers praxis development, through the mobilization of the motive-object, sense-meaning, contradiction-surpassing, and imitation-creation dialectic unities. These results indicate that the research, in the RPT form, can be constituted as an intensifier element to the teachers formation in a reflexive-critical perspective. So, we detach as essentials the formative actions which mobilize: the critical reflection-action, the autonomy and creativity of the subjects. So as to, it is fundamental the articulation of the subjects motives with the school context demands, as well as it is fundamental to open the way to sharing collective spaces and the elaboration of go-between mediating cultural artifacts enable the overcoming of the contradictions that alienate the teacher at his job.
 
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Data de Publicação
2022-05-17
 
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