• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2022.tde-17032022-110235
Documento
Autor
Nome completo
Gustavo Oliveira Pugliese
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Santos, Vinicio de Macedo (Presidente)
Fanizzi, Sueli
Galletti, Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes
Jesus, Humberto Luis de
Maia, Marina Campos de Avelar
Título em português
STEM education no contexto das reformas educacionais: os efeitos das políticas de educação globalizantes no currículo e na profissionalização docente
Palavras-chave em português
Currículo
Ensino de ciências
Políticas educacionais
Profissionalização docente
STEM education
Resumo em português
STEM education (Science, Technology, Engineering and Mathematics) é um movimento educacional em evidência nas últimas duas décadas e com marcas típicas de uma concepção de escola voltada para o mercado de trabalho e para a prosperidade econômica das nações. Identificamos que a maneira pela qual o movimento STEM education e outras tendências têm se manifestado no Brasil é consequência da nova forma de governança educacional imposta por organizações internacionais e pelos chamados Think Tanks da educação. Além disso, o movimento STEM education tem relação com uma conjuntura de reformas que tomou força a partir das avaliações do PISA e da atuação da OCDE, o GERM (Global Educational Reform Movement), no qual questões educacionais locais são encaminhadas por instituições internacionais e tratadas como globais. Partimos do referencial teórico em sociologia da educação e em estudos do currículo para realizar uma pesquisa descritiva, na qual avaliamos as relações do STEM education com o PISA e também os efeitos do STEM education no contexto brasileiro. Observamos que há neste contexto uma tendência de universalização do currículo, de forma que é negada a participação dos professores em sua construção e implementação e, além disso, as necessidades individuais dos estudantes são estabelecidas por atores alheios à escola e suas demandas. Observamos também que ocorrem ressignificações sobre a docência, de modo que o (a) professor (a) se vê sujeito a um sistema de competição; de dataficação dos estudantes; e de um sistema que naturaliza as condições de trabalho precárias para exigir cada vez mais que ele (a) atue sem autonomia e envolvimento no processo educativo.
Título em inglês
STEM education in the context of educational reforms: the effects of globalizing education policies on curriculum and teacher professionalization
Palavras-chave em inglês
Curriculum
Educational policies
Science education
STEM education
Teacher professionalism
Resumo em inglês
STEM education (Science, Technology, Engineering and Mathematics) is an educational movement in evidence in the last two decades and has typical traits of a concept of school focused on the labor market and nations' economic prosperity. We have identified that the forms in which the STEM education movement and other trends have manifested themselves in Brazil is a consequence of the new form of educational governance imposed by international organizations and the Think Tanks of education. In addition, the STEM education movement is part of a broader context of educational reforms that have taken shape since the PISA evaluations and the OECDs influence upon educational policies. Or, what is known as the GERM (Global Educational Reform Movement), a movement in which local educational issues are referred by international institutions and treated as global. We use the theoretical framework provided by the sociology of education and curriculum studies to conduct a descriptive research, in which we evaluate the relations between STEM education and PISA, as well as the effects of STEM education in the Brazilian context. We observed that in this context there is an inclination to universalize the curriculum, in a way that teachers are not supposed to participate nor interfere in the curriculum. Moreover, the individual necessities of students are established by actors unrelated to the school and its demands. We also observe that there are resignifications about what it means to be a teacher, in a way that the teacher is subjected to a system of competition; of students "datafication"; and of a system that naturalizes precarious working conditions in order to increasingly demand that the teacher performs without autonomy and involvement in the educational process.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-03-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.