• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-11122019-200803
Documento
Autor
Nome completo
Tatiana Tavares da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Arroio, Agnaldo (Presidente)
Figueirôa, Sílvia Fernanda de Mendonça
Haddad, Thomás Augusto Santoro
Martorano, Simone Alves de Assis
Ricardo, Elio Carlos
Título em português
História e filosofia da ciência em formação de professores de biologia: educação reflexiva e a replicação de experimentos históricos
Palavras-chave em português
Ensino de ciências
Formação de professores
História e filosofia da ciência
Professores reflexivos
Replicação de experimentos históricos
Resumo em português
A História e Filosofia da Ciência no ensino é uma linha de pesquisa importante para o ensino de Ciências, pois dentre várias contribuições possibilita que sejam trabalhadas competências científicas e didáticas. O desenvolvimento de um trabalho empírico sobre e na formação de professores de Biologia, em relação aos aspectos históricos e filosóficos da Ciência fornece uma contribuição importante para reflexões sobre a educação científica. A hipótese inicial desta tese era a de que o oferecimento de uma disciplina com conteúdos de História e Filosofia da Ciência durante a graduação proporcionaria aos professores o desenvolvimento de visões bem informadas para a atuação na educação científica. Como um objetivo geral, buscamos identificar as concepções sobre História da Ciência apresentadas por: professores que atuam na educação básica, de um professor formador e da pesquisadora. Através de entrevistas, anotações de campo e reflexões sobre o processo de investigação das práticas educativas esta tese analisou as perspectivas sobre História e Filosofia da Ciência na trajetória acadêmica e profissional de formadores de professores de Biologia e Ciências. O acompanhamento da replicação de experimentos históricos em uma disciplina da licenciatura em Ciências Biológicas, através de uma pesquisa-ação, possibilitou tanto a caracterização e a sugestão de atividades práticas envolvendo a História da Ciência, quanto reflexões sobre a formação e atuação docente. De acordo com a análise das concepções apresentadas pelos professores, a formação continuada possui um papel mais relevante no desenvolvimento de temas de História da Ciência em sala de aula. A replicação de experimentos históricos mobilizou o processo de ensino-aprendizagem, relacionando aspectos teóricos e práticos do conhecimento científico.
Título em inglês
History and philosophy of science in biology teacher education: reflective education and replication of historical experiments
Palavras-chave em inglês
History and philosophy of science
Reflective teachers
Replication of historical experiments
Science education
Teacher education
Resumo em inglês
The presente study focuses on the History and Philosophy of Science in teaching and argues that it allows the development of important scientific and didact competences. The development of empirical work on the education of Biology teachers, related to historical and philosophical aspects of Science, provides an important contribution towards scientific education. The thesis initial hypothesis was the offering of a subject which included contentes of History and Philosophy of Science during an undergraduation course would provide teachers with well-informed views for scientific education. The main objective was to identify the diferent perspectives about History of Science presented by school teachers, a teacher trainer and a researcher. Through interviews, field notes and reflections on education practices, this work has analyzed the perspectives on History and Philosophy of Science in the academic and professional background of Biology and Science teacher trainers. The replication of historical experiments in Biological Sciences classes, according to action research methodology, enabled both the characterization and the suggestion of practical activities involving the History of Science, as well as reflections on the education and teaching performance. According to the analyses of teachersconceptions, the continuing education is extremely important for the development of History of Science topics in the classroom. The replication of historical experiments related to the teaching-learning process enabled to discuss theoretical and practical aspects about scientific knowledge.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-01-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.