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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-11052023-094712
Documento
Autor
Nombre completo
Sheila Freitas Gomes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Angelucci, Carla Biancha (Presidente)
Marcelino, Valéria de Souza
Ney, Wander Gomes
Oliveira, Denise Figueira de
Vieira, Valeria da Silva
Título en portugués
Letramento midiático-científico na formação docente: um estudo de caso em uma escola de ensino fundamental no estado de São Paulo
Palabras clave en portugués
Educação científica
Educação midiática
Escola pública
Formação docente
PIBID
Resumen en portugués
O filme de ficção científica Eles vivem (1988) apresenta um personagem chamado John Nada. Ele encontra um par de óculos escuros que lhe permite ver, entre outras coisas, a realidade por trás de mensagens. Analogamente, a escola carece de espaços para promover a leitura da realidade para além dos conteúdos científicos e das ferramentas midiáticas. Em outras palavras, é de grande interesse favorecer os letramentos midiático e científico. Dessa forma, é possível oportunizar aos sujeitos em sociedade desvelar a realidade com autonomia, não a partir de óculos especiais, como faz o personagem do filme, mas sim a partir do letramento midiático-científico. Para tal intento, esta tese tem como objetivo geral analisar como os docentes em formação inicial exploram e desenvolvem o letramento midiático-científico em suas práticas de ensino no contexto de uma escola pública no estado de São Paulo. A pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como método de pesquisa o estudo de caso. Os instrumentos que compuseram a pesquisa foram: (a) questionário semiestruturado, (b) entrevistas semiestruturadas, (c) diário de campo, (d) relatos de aula dos bolsistas e (e) produtos audiovisuais produzidos pelos alunos participantes sob orientação dos pibidianos. O estudo sugere que os futuros docentes já utilizam as mídias em seu cotidiano e sentem-se motivados a incorporar discussões sobre o letramento midiático-científico em sua formação, embora ainda não haja essa discussão de forma declarada na formação inicial.
Título en inglés
Media-scientific literacy in teacher education: a case study with PIBID in an elementary school in the state of São Paulo
Palabras clave en inglés
Media education
PIBID
Public school
Science education
Teacher training
Resumen en inglés
The science fiction film They Live (1988) features a character named John Nada who finds a pair of glasses and manages to see, among other things, the reality behind messages. To the same extent, the school lacks spaces to promote the reading of reality beyond scientific content and media tools. In other words, it is of great interest to overcome media and science literacy and favor media and science literacy. Thus, providing opportunities for subjects in society to unveil reality autonomously, not from the glasses like the character in the film, but from media-scientific literacies. For this purpose, the general objective of the thesis is to analyze how teachers in initial training explore and develop media-scientific literacy in their teaching practices in the context of a public school in the state of São Paulo. The research is of a qualitative nature, using the case study as a research method. The instruments that made up the research were: (a) semi-structured questionnaire, (b) semi-structured interviews, (c) field diary, (d) scholarship holders' class reports, and (e) audiovisual products produced by participating students, under guidance of the pibidians. The study suggests that future teachers already use the media in their daily lives and feel motivated to incorporate discussions about media-scientific literacy in their training, but that there is still no such discussion openly in initial training.
 
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Fecha de Publicación
2023-05-11
 
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