• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-11012022-110352
Documento
Autor
Nome completo
Aline Ribeiro Sabino
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Mauricio Pietrocola Pinto de (Presidente)
Júnior, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães
Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi
Pessanha, Márlon Caetano Ramos
Vicentini, Paula Perin
Título em português
Práticas inovadoras e cultura didática em sala de aula: um estudo de caso com uma professora de Física
Palavras-chave em português
cultura didática
ensino de Física
formação de professores
práticas inovadoras
recursos de ensino
Resumo em português
Por meio desta tese se almeja caracterizar o perfil didático-pedagógico de um professor inovador, ou seja, que implemente novas estratégias de ensino e promova o engajamento do aluno. Para isso, foram acompanhadas aulas de uma professora experiente de Física no Ensino Médio, entre abril e novembro de 2018, em uma escola pública de São Paulo. Através das gravações das aulas, de entrevistas narrativas com a diretora, o coordenador pedagógico e a professora, e à luz de Sewell Junior, de Giddens e de Tardif, deseja-se compreender quais características tornaram a sua prática mais próxima da inovação, quais esquemas e recursos compõe sua estrutura didática, quais saberes docentes mobilizaram os alunos e quais deixaram a turma indiferente, bem como o nível de consciência da professora em relação à realização. A metodologia utilizada para analisar as aulas foi a Investigação Orientada por Evento, proposta por Tobin, Ritchie e demais colaboradores, na qual a pesquisadora entra em contato com as informações livremente e o fenômeno se torna saliente por alguma contradição. Para interpretar os eventos, foi adotada a Fenomenologia Hermenêutica, uma metodologia que assume não ser possível separar os dados da interpretação do pesquisador. Por fim, para analisar as entrevistas narrativas, foi utilizada a metodologia da análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados mostram que sua estrutura didática contém seis esquemas, cinco recursos humanos e três recursos não humanos. Alguns deles são: ela administra a turma com maestria, utilizando linguagens verbais e não verbais para conseguir o silêncio e dar início à atividade. Com a experiência, a professora se incomodou com a passividade dos alunos e refletiu sobre a sua prática, procurando alternativas para engajar a turma. Uma delas foi aproximar a Ciência da vida dos alunos, incluindo fenômenos do cotidiano e atividades práticas. Um aspecto fundamental do seu agency é a sensibilidade para mudar a estratégia de ensino quando nota a apatia dos alunos. Quando a professora agiu se baseando nos Saberes da Formação Anterior, adotou ações rotineiras sem reflexão. Porém, quando mobilizou os Saberes Pessoais e os Saberes Experienciais, arriscou-se em novas estratégias de ensino. Por fim, em relação aos níveis de consciência da docente sobre a sua prática, entende-se que, em alguns momentos, ela agiu reflexivamente e implementou mudanças, tornando-a um caso de destaque. Logo, foram apontados elementos que podem contribuir com a implementação de práticas inovadoras: competência para fazer a gestão da sala de aula, dedicação aos estudos, compromisso com a profissão, postura reflexiva, iniciativa para reformular a sua prática e implementar novas dinâmicas, sensibilidade para mudar a estratégia de ensino durante a aula e segurança para dividir o protagonismo com os alunos.
Título em inglês
Innovative practices and didatic culture in the classroom: a case study with a Physics teacher
Palavras-chave em inglês
didatic culture
innovative practices
physics education
teacher education
teaching resources
Resumo em inglês
This thesis aims to characterize the didactic-pedagogical profile of an innovative teacher, that is, one who implements new teaching strategies and promotes student engagement. For this, we followed the classes of an experienced high school physics teacher, between April and November 2018, in a public school in São Paulo. Through the recordings of classes, narrative interviews with the principal, the pedagogical coordinator and the teacher, and in the light of Sewell Junior, Giddens and Tardif, it is intended to understand which characteristics made their practice closer to innovation, which schemes and resources make up its didactic structure, which teaching knowledge mobilized the students and which left the class indifferent, as well as the teacher's level of awareness in relation to achievement. The methodology used to analyze the classes was the Event Oriented Investigation, proposed by Tobin, Ritchie and other collaborators, in which the researcher comes into contact with information freely and the phenomenon becomes prominent due to some contradiction. To interpret the events, we adopted the Hermeneutic Phenomenology, a methodology that assumes that it is not possible to separate the data from the researcher's interpretation. Finally, to analyze the narrative interviews, we used the content analysis methodology proposed by Bardin. The results show that its didactic structure contains six schemes, five human resources and three non-human resources. Some of them are: she manages the class masterfully, using verbal and non-verbal languages to achieve silence and start the activity. With the experience, the teacher was bothered by the students' passivity and reflected on her practice, looking for alternatives to engage the class. One of them was to bring the Science of life closer to students, including everyday phenomena and practical activities. A fundamental aspect of her agency is the sensitivity to change her teaching strategy when she notices students' apathy. When the teacher acted based on the Knowledge of Previous Education, she adopted routine actions without reflection. However, when she mobilized Personal Knowledge and Experiential Knowledge, she ventured into new teaching strategies. Finally, regarding the levels of awareness of the professor about her practice, we understand that, at times, she acted reflexively and implemented changes, making her a prominent case. Therefore, we point out elements that can contribute to the implementation of innovative practices: competence to manage the classroom, dedication to studies, commitment to the profession, reflective posture, initiative to reformulate its practice and implement new dynamics, sensitivity to change the teaching strategy during class and safety to share the protagonism with the students.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-01-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.