Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2024.tde-08082024-110928
Documento
Autor
Nombre completo
Pedro Henrique Barcarolo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2024
Director
Tribunal
Milani, Raquel (Presidente)
Lopes, Celi Aparecida Espasandin
Silva, Mauren Porciúncula Moreira da
Título en portugués
Brincando com estatística: um cenário para investigação em prol do letramento estatístico
Palabras clave en portugués
Brincadeiras
Cenários para investigação
Educação Matemática Crítica
Letramento Estatístico
Resumen en portugués
A presente dissertação de Mestrado em Educação, se propõe a analisar a potencialidade de brincadeiras promoverem o Letramento Estatístico, com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de São Paulo SP. O intuito foi de refletir a importância do brincar no contexto escolar em qualquer etapa da formação, com suas potencialidades na promoção de conhecimentos. Como fundamentação teórica, abordamos três perspectivas: o Letramento Estatístico, com Iddo Gal como um pesquisador de referência; a Educação Matemática Crítica, acompanhada dos Cenários para Investigação de Ole Skovsmose; e as Brincadeiras, com Tizuko Kishimoto como principal referência. Considerando esse cenário teórico, no contexto do desenvolvimento desta pesquisa de natureza qualitativa, com um delineamento de investigação-ação, foram planejadas seis oficinas utilizando a brincadeira Rio Vermelho como proposta pedagógica. Tinha como intencionalidade promover o Letramento Estatístico, sustentado sob as ideologias da Educação Matemática Critica. Os dados são expostos por meio de episódios, de modo narrativo, a partir de uma adaptação da abordagem de isolados de Caraça. No primeiro episódio, foi possível destacar que a atividade foi concebida como uma brincadeira, integrando a matemática em seu desenvolvimento. Ainda estabelece que as brincadeiras podem servir como porta de entrada para cenários para investigação. No segundo episódio, podemos evidenciar a construção dos requisitos do Letramento Estatístico, articulando a materacia, por meio de um processo dialógico, lúdico e interativo. O conjunto dos episódios demonstram que o processo instigou a postura e pensamento crítico dos alunos, evidenciando a autonomia e diálogo como principais articuladores da promoção dos conhecimentos. Pretende-se dessa forma demonstrar que as brincadeiras, quando planejadas com intencionalidade, podem promover a construção de diferentes conhecimentos, em qualquer etapa escolar. Além de possivelmente abrir cenários para investigação.
Título en inglés
Playing with statistics: a scenario for research for statistical literacy
Palabras clave en inglés
Critical Mathematics Education
Games
Landscpaes for Investigation
Statistical Literacy
Resumen en inglés
This Master's thesis in Education aims to analyze the potential of games to promote Statistical Literacy, with students in the seventh year of Elementary School at a public school in the municipal network of São Paulo SP. The aim was to reflect the importance of playing in the school context at any stage of training, with its potential in promoting knowledge. As a theoretical foundation, we address three perspectives: Statistical Literacy, with Iddo Gal as a reference researcher; Critical Mathematics Education, accompanied by landscapes for Investigation by Ole Skovsmose; and Games, with Tizuko Kishimoto as the main reference. Considering this theoretical scenario, in the context of developing this qualitative research, with an action-research design, six workshops were planned using the game Rio Vermelho as a pedagogical proposal. Its intention was to promote Statistical Literacy, supported by the ideologies of Critical Mathematics Education. The data is presented through episodes, in a narrative way, based on an adaptation of the Caraça isolates approach. In the first episode, it was possible to highlight that the activity was conceived as a game, integrating mathematics into its development. It also establishes that games can serve as a gateway to scenarios for investigation. In the second episode we can highlight the construction of the Statistical Literacy requirements, articulating materacy, through a dialogical, playful and interactive process. The set of episodes demonstrate that the process instigated the students' posture and critical thinking, highlighting autonomy and dialogue as the main articulators of the promotion of knowledge. The aim is to demonstrate that games, when planned with intention, can promote the construction of different knowledge, at any school stage. In addition to possibly opening up scenarios for investigation.
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Fecha de Publicación
2024-08-08